Ocultar um app no iPhone significa ampliar a segurança do telefone ao esconder aplicativos em uma pasta secreta protegida com o Face ID, Touch ID ou código

É possível ocultar um app no iPhone ao usar a função “Exigir Face ID” – ou “Exigir Touch ID” – no smartphone da Apple. Essa função está disponível para os aparelhos com o sistema operacional iOS 18 ou superior.

e

Ao usar essa ferramenta, o aplicativo é movido para a pasta “Ocultos” na Biblioteca de Apps. Assim, é necessário fazer uma autenticação biométrica ou inserir um código para acessar a pasta secreta do iPhone.

Esconder um aplicativo no iPhone é um ótimo meio de aumentar a segurança e privacidade de apps de banco e informações sensíveis. Visto que não é possível encontrar os aplicativos ocultos no iPhone sem ter o código de desbloqueio.

Conheça o passo a passo para ocultar e desocultar um aplicativo no iPhone.

Na Tela de Início do seu iPhone, segure o toque em cima do ícone do aplicativo que você deseja ocultar até abrir um menu de ações rápidas.

Toque na opção “Exigir Face ID” – “Exigir Touch ID” ou “Exigir Código”, dependendo do dispositivo – para iniciar a ação para ocultar o aplicativo no iPhone.

Escolha a opção “Ocultar e Exigir Face ID” e faça a autenticação biométrica ou com código. Depois, toque no botão “Ocultar app” para esconder o aplicativo no iPhone.

Assim, o ícone do app é ocultado da Tela de Início e movido para a pasta “Ocultos” na Biblioteca de Apps.

Na Tela de Início, deslize o dedo na tela para esquerda para abrir a Biblioteca de Apps do iPhone. Então, toque na pasta “Ocultos”, no fim da página, e faça a autenticação para ver a pasta secreta do iPhone.

Após abrir a pasta “Ocultos”, toque em cima do app escondido e, por fim, use o Face ID, Touch ID ou código para abrir o aplicativo no iPhone.

Deslize o dedo na tela do iPhone para esquerda na Tela de Início para abrir a Biblioteca de Apps. Em seguida, toque na pasta “Ocultos” e realize a autenticação para ver os aplicativos escondidos.

Segure o toque em cima do aplicativo que você ocultou no iPhone até abrir um menu de ação.

Toque em “Não Exigir Face ID” – “Não Exigir Touch ID” ou “Não Exigir Código” – para remover a autenticação. Então, use a biometria ou código para remover o app da pasta “Ocultos”.

Importante: o aplicativo desocultado não retorna automaticamente a Tela de Início do iPhone. É preciso adicionar o atalho novamente.

O app oculto no iOS se torna “invisível” dentro do iPhone. O aplicativo desaparece da Tela de Início e é movido para a pasta “Ocultos” dentro da Biblioteca de Apps, podendo ser acessado apenas com a autenticação com Face ID, Touch ID ou código.

O app ocultado do iPhone não aparecerá na busca ou sugestões do telefone, além de ter as notificações bloqueadas. Entretanto, é possível ver informações sobre o Tempo de Uso, Uso da Bateria por App e o histórico de compras na App Store.

Não, você não receberá notificações de apps ocultos no iPhone. Ao ocultar um app, você torna o aplicativo basicamente invisível e impede a exibição de qualquer tipo de alerta durante o uso do telefone.

É importante dizer que, mesmo oculto, o app pode continuar realizando tarefas em segundo plano, como sincronizar dados ou atualizar informações. No entanto, você não recebe notificações dessas ações.

Sim, você pode ver a lista de aplicativos ocultos do iPhone acessando o app “Ajustes”. Abra o menu “Apps”, selecione a opção “Apps Ocultos” no fim da página e use o Face ID, Touch ID ou código para ver as informações.

Há alguns pontos que impedem você de ocultar um aplicativo no iPhone. Os mais comuns são:

Sim, é possível ocultar aplicativos no celular Android. Entretanto, a forma exata para esconder os apps pode variar conforme a versão do sistema operacional e a marca do smartphone.

Receba mais posts do TB

Ótima matéria! :clap:t2:

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.