Saiba como formatar um pen drive no Mac, qual formato de arquivos utilizar, e tenha seus dados sempre à mão

Se você acabou de comprar um pen drive ou achou aquele cartão de memória antigo perdido pela casa, talvez seja uma boa ideia formatá-lo antes de guardar seus arquivos nele. Saiba como formatar um pen drive no Mac e quais são os sistemas de arquivos mais indicados para usá-lo também no Windows e no Linux.

e

Nem todo pen drive, cartão de memória ou hd externo pode ser utilizado de primeira em um Mac. A Apple possui seu próprio sistema de arquivos que não é compatível com outros sistemas operacionais, como Windows e Linux. Portanto, um pen drive formatado pelo Windows pode não funcionar no macOS, e vice-versa.

Antes de saber como formatar um pen drive no Mac, é preciso conhecer quais sistemas de arquivo ele aceita. 

O padrão para Macs mais modernos é o APFS. Macs antigos utilizam o HFS+ (ou Mac OS Expandido). Se você precisa acessar os arquivos do pen drive no Windows ou Linux, os indicados são FAT32 ou exFAT, pois são reconhecidos pelos três sistemas operacionais.

O macOS tem um programa chamado “Utilitário de Disco”, no qual pode ser feito processos como formatação, partição, restauração e recuperação de qualquer tipo de dispositivo de armazenamento. É com ele que você formatará seu pen drive no Mac.

Vale lembrar que a formatação apaga todos os arquivos do pen drive. Salve aqueles que você não pode perder em outro volume ou dispositivo.

Para formatar um pen drive no Mac:

O tempo de formatação vai depender do tamanho do dispositivo. Após o término do processo, o pen drive estará pronto para guardar seus arquivos.

Com informações: Suporte da Apple,  How-To Geek

Receba mais posts do TB

O pontapé inicial da tecnologia em 2025

Compartilhe

Diego Melo

Ex-redator

Diego Melo é jornalista e cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Escreve sobre tecnologia desde 2011, fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2016 e 2022, produzindo pautas sobre programação, guias e tutoriais de programas. Hoje é desenvolvedor full-stack e trabalha diariamente com tecnologias como JavaScript (Vue.js), PHP (Laravel) e SQL (MySQL).