Veja como editar PDF no Google Docs e dispense programas de terceiros em seu computador ou sites para converter .pdf

Acredite, é possível editar PDF no Google Docs através do Google Drive, de um modo muito fácil. O editor de documentos online é capaz de desbloquear um arquivo .pdf protegido e permite que o usuário o altere a vontade e o salve em outros formatos.

e

Pouca gente sabe, mas o Google Docs é capaz de abrir e editar arquivos PDF sem a necessidade de nenhum tipo de plugin, programa acessório ou coisa que o valha.

Por padrão, o editor de documentos converte o arquivo .pdf protegido para um arquivo de texto livre para edição, que pode inclusive ser salvo em outros formatos ou baixado livre de proteção para seu computador.

Para realizar o procedimento, é preciso usar também o Google Drive. Veja como fazer:

E pronto.

Se você não deseja editar o arquivo no Google Docs, pode baixar o arquivo em .docx, .txt ou .rft e edita-lo livremente em outros editores de texto locais em seu computador, como o Mcrosoft Word. Por outro lado, se você fez modificações no documento e deseja ter um novo arquivo PDF diferente do original, baixe-o em .pdf para o computador.

Independente de como usar, o Google Docs é o método mais simples de remover a proteção de um PDF e edita-lo, que dispensa totalmente programas de terceiros, plugins e sites para converter .pdf e outros documentos bloqueados para edição.

Receba mais posts do TB

Que dica fantástica. Eu usava um site pra isso e nem era tão fácil quanto no drive, além da questão da segurança. Não que o drive seja tão seguro assim, mas ao menos o documento já está lá.

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.