Saiba como desbloquear o bootloader de praticamente qualquer celular Android, com métodos para modelos específicos
Saber como desbloquear o bootloader de um celular Android não é um procedimento simples. Isso porque o método varia conforme o fabricante, indo desde procedimentos simples a outros bem complexos, passando por outros que dependem da fabricante permitir a intervenção. Veja como desbloquear o bootloader a seguir.
Primeiro, sejamos bem claros: não existe um único método para desbloquear o bootloader que funcione para todos os celulares. Cada fabricante implementa ao recurso como acha melhor e por isso, os procedimentos variam bastante. No entanto, o desbloqueio é essencial para quem deseja instalar ROMs alternativas no celular.
Segundo: independente do método, desbloquear o bootloader apaga todos os dados do celular. Por isso, faça backup de tudo antes de iniciar o procedimento.
Agora sim, vejamos como desbloquear o bootloader de algumas formas.
O método do ADB e Fastboot é o padrão, com ferramentas fornecidas pelo Google. Funciona com a maioria dos celulares, mas pode não ser reconhecido por alguns dispositivos. O procedimento é longo, por isso siga o passo a passo com calma.
E pronto.
A Motorola atrela o desbloqueio de seus celulares a uma chave única, ligada à ID de cada aparelho. Para consegui-la, é preciso solicita-la ao fabricante. Você também vai precisar do ADB em seu computador, como no método anterior.
E pronto.
Importante: a Motorola informa que desbloquear o bootloader faz a garantia do aparelho ser perdida. Confira a lista dos dispositivos compatíveis com a ferramenta oficial no site da fabricante.
A maioria dos celulares da Samsung hoje vêm com uma opção para desbloquear o bootloader de fábrica, acessível através do modo desenvolvedor:
Receba mais posts do TB
O iPhone 16 e a correção de curso da Apple
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site