5G é uma das principais novidades da Apple para o iPhone 12; descubra se a tecnologia irá funcionar no Brasil

A Apple começou a vender o iPhone 12, e um dos principais destaques dessa geração é o suporte a redes 5G. A tecnologia ainda é incipiente no Brasil, mas já está caminhando nas mãos de operadoras como Claro, Oi, TIM e Vivo. Entenda como isso impacta o smartphone da Apple e descubra a compatibilidade com as redes 5G brasileiras.

e

A resposta curta é: sim, funciona.

No Brasil, as operadoras têm licença nas bandas n1 (2100), n3 (1800), n5 (850), n7 (2600) e n28 (700). Todas elas estão presentes desde o iPhone 12 Mini até o iPhone 12 Pro Max.

O 5G é atualmente utilizado por três operadoras no Brasil:

Até o momento, a TIM mantém uma 5G DSS em Bento Gonçalves (RS), Três Lagoas (MS) e Itajubá (MG), mas apenas para banda larga fixa, no formato FWA. Não há suporte para uso em smartphones, ao menos por enquanto.

O leilão de frequências dedicadas exclusivamente para a tecnologia 5G deve ocorrer apenas no segundo semestre de 2021, de acordo com estimativa da Anatel.

Ainda assim, quem comprar um iPhone 12 em qualquer lugar do mundo pode ficar feliz: a linha de smartphones da Apple será compatível com as bandas Sub6 que serão licitadas no Brasil. São elas: n40 (2300), n77 (3700) e n78 (3500).

Um detalhe importante é que o iPhone 12 não será compatível com 5G de ondas milimétricas (mmWave). A Apple até suporta a tecnologia de altas frequências, mas somente no modelo comercializado nos Estados Unidos.

No Brasil, a Anatel designou a banda de 26 GHz para uso com 5G. Nenhum modelo de iPhone é compatível com a frequência, mas não se preocupe muito com isso: as ondas milimétricas têm altíssimas velocidades, mas o alcance de sinal é muito baixo.

O uso desse espectro é inadequado para cobertura de cidades inteiras, e as operadoras devem concentrar o mmWave apenas em locais com alta concentração de pessoas, como estádios, aeroportos e shoppings.

Para usar o 5G do iPhone, é necessário estar na área de cobertura da tecnologia e ativar a função.

É necessário verificar com sua operadora se há alguma restrição relacionada ao chip utilizado ou ao plano contratado – nem toda a ativação do 5G é feita de forma automática.

Com informações: Apple

Receba mais posts do TB

A Claro devia criar vergonha na cara e investir mais no 4G antes de investir nesse 5G. Anunciam o tal do 4,5G todo faceiros mas só em poucos lugares que funciona, a mesma coisa o VoLTE, que por enquanto só está ativado em algumas áreas e, pelos comentários, ainda funciona muito mal.

O iPod da Microsoft e outros flops da tecnologia

Compartilhe

Lucas Braga

Ex-repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como repórter especialista entre 2011 e 2025. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.