Saiba como entrar em contato com as operadoras Vivo, Claro, TIM e Correios Celular para realizar o bloqueio de um SIM Card em caso de roubo ou perda do telefone

Ao bloquear o chip de um celular roubado, você impede que sua linha seja utilizada por terceiros e evita golpes. Após o procedimento, seu número fica impossibilitado de fazer ou receber ligações, trocar mensagens ou acessar internet móvel. Aprenda o passo a passo para solicitar o bloqueio do SIM Card nas operadoras Claro, TIM, Vivo e Correios Celular.

e

A Vivo permite bloquear o chip pela internet (por meio do site) e por telefone, mas não permite fazer o bloqueio pelo aplicativo para celular. Veja abaixo o passo a passo para cada um dos canais de atendimento.

Usuários do Vivo Easy!

O bloqueio da linha pelo site não está disponível para usuários do Vivo Easy. Quem utiliza o plano digital deve procurar a central telefônica (1058) para solicitar o bloqueio.

O passo a passo abaixo é indicado para clientes Vivo com plano pré-pago, pós-pago e controle, acessando o atendimento eletrônico no site via computador.

É possível bloquear o chip ao ligar para a central de atendimento Vivo, de qualquer fixo ou celular, no número 1058. Você deverá se identificar com um número de celular e poderá solicitar o bloqueio do chip por perda ou roubo.

Existem três formas de bloquear um chip da Claro: por aplicativo, site ou telefone. Veja a seguir o passo a passo em cada um dos canais de atendimento.

Solicite o bloqueio por roubo ou perda ligando para 1052 de qualquer fixo ou celular. Caso seja cliente Combo Multi, você pode ligar para 0800 72 36 626.

O titular do plano pode ligar para o número 1056 de qualquer telefone fixo ou celular, ou se dirigir a uma das lojas físicas da operadora (encontre a unidade mais próxima no mapa).

A TIM não permite bloquear uma linha pela internet em caso de perda ou roubo.

Para bloquear uma linha da Correios Celular, ligue para a central de atendimento no número 10543. Será necessário se identificar com o número da linha e CPF do titular.

Não é necessário pagar nenhuma tarifa pelo bloqueio do chip por perda ou roubo. No entanto, as operadoras continuam cobrando normalmente pelos serviços no período não utilizado.

Ao bloquear o chip, o WhatsApp continua funcionando normalmente no aparelho habilitado. Apenas o sinal da operadora que será interrompido, impedindo fazer e receber ligações via rede móvel, internet 2G, 3G, 4G e 5G e mensagens SMS.

É possível resgatar o número de uma linha bloqueada para um novo chip. Descubra como solicitar a recuperação de um número de celular na Claro, TIM, Vivo e Correios Celular.

Não é necessário nenhum documento específico para bloquear o chip: é possível restringir a linha sem necessidade de nota fiscal ou boletim de ocorrência. Caso opte pelo atendimento telefônico, basta ser o titular do plano móvel e confirmar dados pessoais como CPF, identidade e data de nascimento.

Para configurar o bloqueio do PIN, é necessário ter o chip em mãos – e você só poderá se beneficiar deste método caso tenha ativado a opção antes da perda ou roubo do aparelho.

Com o PIN do SIM ativado, um código numérico é solicitado toda vez que o chip for inserido em um novo celular ou quando o aparelho é reiniciado.

Sem o código PIN, o chip não se autentica na rede da operadora e sua linha fica impedida de fazer ou receber ligações, SMS e utilizar internet móvel. Caso a senha seja digitada incorretamente por três vezes, o chip é bloqueado.

Bloquear o chip é apenas um dos passos em caso de perda ou roubo de celular: é possível bloquear o aparelho, rastrear o smartphone e até mesmo apagar dados e informações pessoais remotamente. Descubra tudo o que fazer se seu celular foi roubado.

Com informações: Vivo, Claro, TIM, Correios Celular

Receba mais posts do TB

O melhor e o pior da tecnologia em 2024

Compartilhe

Lucas Braga

Ex-repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como repórter especialista entre 2011 e 2025. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna “Vida Digital” no site da revista Seleções (Reader’s Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.