Aprenda como crimpar um cabo de rede Ethernet, e entenda por que é melhor utilizar a conexão cabeada ao invés do Wi-Fi

Você sabe como crimpar um cabo de rede Ethernet? Embora seja fácil comprar um pronto, há ocasiões em que precisamos de um cabo um pouco (ou muito) maior do que o que encontramos nas lojas ou nas nossas gavetas, e montar o seu em casa é muito mais barato do que encomendar um personalizado para o que você precisa.

e

Crimpagem nada mais é do que montar um cabo de rede. Por diversos motivos, nem sempre dá para comprar um cabo pronto, e é preciso montar um de acordo com as suas necessidades, como por exemplo, conectar dispositivos distantes do roteador.

Pela qualidade da conexão. Uma conexão Wi-Fi costuma ser mais lenta e mais sujeita a interferências do que uma conexão cabeada, onde é possível contar com uma maior velocidade e maior confiabilidade na transmissão dos dados, com menor perda de pacotes. Para jogar online, por exemplo, ter uma conexão cabeada é essencial.

Você vai precisar dos seguintes itens:

 

! Não use facas ou tesouras !

E pronto.

Para testar o cabo, conecte uma ponta em um dispositivo com porta Ethernet (notebook, TV, videogame, etc.), e a outra ao seu roteador.

Se as luzes no conector do roteador acenderem e piscarem, o cabo de rede está funcionando direitinho.

Receba mais posts do TB

Redes sociais sem fronteiras

Compartilhe

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.