Conheça os materiais recomendados por fabricantes para limpar as lentes da sua câmera, seja uma DSLR, compacta ou celular

A limpeza da lente de uma câmera é recomendada para remover marcas de impressões digitais e excesso de poeira ou umidade, que podem causar fotos embaçadas, arranhões e até fungos. Entenda quais são os materiais indicados para o procedimento e como limpar a lente corretamente.

e

Além de permitir que manchas, poeiras e resíduos sejam localizadas, a inspeção visual ajuda a identificar arranhões, pequenos danos causados por impactos e até a presença de fungos na lente.

Utilize um pano de microfibra ou um tecido próprio para remover manchas de impressões digitais da lente fotográfica. O pano deve ser passado seco sobre a lente com movimentos circulares e suaves até a marca ou mancha desaparecer.

Evite o uso de lenços de papel, papel higiênico, lenço umedecido ou tecidos sujos, pois esses materiais podem conter detritos que riscam a lente.

Caso o procedimento não seja suficiente para remover totalmente a mancha ou marca, o pano pode ser levemente umedecido com produtos químicos próprios para lentes, vendidos em lojas de departamento. É recomendável aplicar o líquido no tecido, não diretamente sobre a lente.

Ao final da limpeza, faça outra inspeção visual. Certifique-se de que a lente está totalmente seca. Se algum detrito do tecido estiver sobre a lente, use um pincel ou escova com cerdas macias para removê-lo.

Utilize um pincel ou escova com cerdas macias para remover poeira da lente da câmera com movimentos suaves. O acessório deve estar limpo, seco e conservado. Não use pincéis ou escovas com cerdas tortas ou se soltando, pois elas podem riscar a lente ou cair no interior dela.

Um soprador (acessório de borracha que libera ar quando pressionado) pode ser usado para remover poeiras que não saem com pincel/escova ou não são facilmente alcançadas.

Tome cuidado para evitar que o bico do soprador encoste na lente ou em seus componentes. Também evite sopros fortes. Não assopre a lente com a boca para evitar que saliva caia nela ou que ela fique úmida.

Aspiradores compactos e próprios para dispositivos eletrônicos até podem ser usados para remover poeira de lentes, principalmente se os detritos estiverem no interior do componente. Mas é importante fazer o procedimento com bastante cuidado, pois danos podem ser causados pela ponta do aspirador ou pela sucção.

Não é recomendável remover poeira com auxílio de um pano, mesmo que de microfibra. O tecido pode arrastar os detritos de modo a arranhar a lente.

Ao encontrar um arranhão na lente, convém passar um pincel ou uma escova levemente sobre a área atingida para remover eventuais detritos que possam causar mais danos.

Passar um pano de microfibra na mesma área também é indicado, pois o arranhão pode ser falso, isto é, corresponder a uma mancha em forma de risco.

Se o dano realmente consiste em um arranhão, há chances de o problema ser resolvido ou atenuado com técnicas de polimento ou que, de alguma forma, desgastam a lente em um nível suficiente para o risco desaparecer.

Como essas técnicas exigem prática, é recomendável levar o dispositivo arranhado a uma assistência técnica ou profissional especializado em recuperação de lentes. Mesmo assim, o problema pode não ser resolvido se o arranhão for profundo.

Creme dental e caneta permanente não foram desenvolvidos para remover arranhões de lentes e, na verdade, podem causar danos ainda maiores. Evite o uso deste tipo de material e procure uma assistência especializada para a avaliação correta da sua lente fotográfica.

Álcool comum (etílico) não é indicado para limpar lentes por ser corrosivo. Em situações excepcionais, um pouco de álcool isopropílico até pode ser usado, mas a riscos de que a evaporação do líquido demore, causando manchas na lente. Convém verificar se o fabricante recomenda esse tipo de líquido. A Canon é uma empresa que não indica o uso de nenhum tipo de álcool para limpar lentes.

Detergentes convencionais e sabão não são indicados para limpar lentes, pois podem conter elementos químicos que danificam o acessório. Há detergentes específicos para lentes, mas é importante checar se o fabricante do equipamento recomenda o seu uso.

Na dúvida, prefira a combinação de pincel/escova com cerdas macias e pano de microfibra limpo.

Algumas empresas, a exemplo da Apple, não recomendam o uso de ar comprimido para limpar lentes. Isso porque o jato de ar disparado por dispositivos do tipo pode ser forte a ponto de danificar componentes sensíveis ou, eventualmente, expelir materiais danosos para a lente ou a câmera como um todo.

Acomodar as lentes da câmera em bolsas ou recipientes específicos para ela é uma boa forma de proteção. Também é importante fixar à lente as proteções traseira e frontal. Durante o uso, tome todos os cuidados para evitar que a câmera caia e danifique a lente, como fixá-la firmemente em um tripé.

Para proteger a câmera do celular, use capinhas que evitam que a lente fique em contato direto com uma superfície. Também é recomendável não guardar ou transportar o aparelho junto com objetos que podem danificar as lentes, a exemplo de chaves, canetas e ferramentas.

A melhor maneira de evitar o surgimento de fungos em uma lente é armazenando-a em um local livre de umidade. Para quem mora em uma área úmida, convém guardar a lente e a própria câmera em recipientes secos e bem fechados, mas somente depois de ter certeza de que o equipamento não tem umidade.

Colocar sachês de sílica-gel dentro do recipiente pode ajudar a prevenir a umidade.

Fabricantes como a Sony recomendam que a limpeza da lente seja avaliada por um profissional qualificado se fungos forem encontrados na lente.

Se a câmera não foca após a limpeza da lente, a causa pode ser uma sujeira no sensor da câmera. O componente pode ser acessado para limpeza facilmente em modelos mirrorless. Já câmeras DSLR costumam ter um configuração que trava o espelho para isso.

Se o problema é na câmera do smartphone, a causa das fotos embaçadas pode ser uma configuração de software ou bug. Nosso artigo explica como corrigir problemas de foco na câmera do celular.

Receba mais posts do TB

Que é isso, vai dizer que não pode limpar aquela objetiva de 50000 reais com a camisa? Ou a lente daquele celular de 15000 sem usar o paninho mágico da empresa? hahaha (falando sério, melhor não)

Tecnologias que ainda vivem, sei lá como

Compartilhe

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna “Vida Digital” no site da revista Seleções (Reader’s Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.