Protótipo batizado de Flex Gaming traz uma tela OLED de 7,2 polegadas com dobra na vertical, semelhante à linha Galaxy Z Fold.

A Samsung levou para a MWC 2025, evento de tecnologia móvel em Barcelona, um protótipo de console portátil com tela OLED dobrável. Apelidado de Flex Gaming, o dispositivo traz um painel de 7,2 polegadas com dobra na vertical.

e

O aparelho conceito, que lembra um Nintendo Switch Lite, traz um botão “Home” na direita, um botão “N” na esquerda e um par de botões direcionais analógicos e digitais em cada lateral. Então, o painel dobrável no centro do dispositivo lembra a linha de celulares Galaxy Z Fold.

O Samsung Flex Gaming não teve detalhes revelados, como a resolução da tela dobrável, taxa de atualização ou brilho máximo. Entretanto, levando em conta as semelhanças, o painel deve ter características parecidas com os celulares dobráveis da marca.

Embora seja um dispositivo conceito, um console para jogos com tela dobrável ainda é algo inédito no mercado. Ou seja, o protótipo da sul-coreana pode inspirar outras empresas a investir em uma tecnologia semelhante para um futuro modelo portátil.

Vale dizer que o mercado de consoles portáteis teve um amplo crescimento nos últimos anos. Além do Nintendo Switch, os “PCs portáteis” como Steam Deck da Valve e Rog Ally da Asus se tornaram itens de desejos de vários jogadores.

Então, o aparelho com tela dobrável aos moldes do Samsung Flex Gaming seria mais uma evolução para dispositivos portáteis para jogos. Tornando os aparelhos ainda mais compactos e de fácil transporte.

Essa não é a primeira vez que a Samsung exibe um produto com o nome Flex Gaming. Um aparelho conceito com o mesmo título foi apresentado na CES 2023, mas com características diferentes.

Conforme o SamMobile, o antigo modelo trazia um formato de console portátil semelhante aos aparelhos atuais. Entretanto, o diferencial era a tela com dobra na horizontal semelhante aos celulares Galaxy Z Flip.

Aparentemente, a Samsung aprimorou a antiga tecnologia deixando ainda mais prática.

Com informações de SamMobile

Receba mais posts do TB

Se tivessem feito parceria com a Valve pra utilizar o SteamOS como sistema nativo do dispositivo seria perfeito. Imagina só um portátil que dobra rodando jogos de computador, não seria incrível?

Agora pensando aqui, a Samsung ama dobrar as coisas né? Quando lança a TV que dobra em 8 partes pra caber numa bolsa?

Então, mas hoje com os processadores 8 elite, é possível mesmo no Android emular jogos de Windows com maestria e olha que ainda não temos drivers que otimizam todo o poder de fogo desse Chipset. Fácilmente emula tbm jogos de Nintendo switch. Dependendo do preço e se vier com esse processador, pode dar certo. Vamos ver esses analógicos, pois por ser dobrável pode não ser dos melhores.

Daí é um device que impera a pirataria, a indústria não vai dar atenção e será mais um dos trocentos mil hardwares genéricos do Aliexpress pra fazer isso, só que pago a peso de ouro.

Ou faz algo maduro, com apoio da industria investindo, assim como o Switch que é jogabilidade e diversão ao extremo, ou vira mais um peso de papel pra nerd desbloquear, meter 100.000 jogos na memória e não jogar nenhum.

Pô, no início tu diz que seria incrível um dobrável, depois debocha de dobrar… kkkkk

Eu acho terrível, pra que dobrar ??? Um vinco gigante no meio da tela, não traz vantagem alguma, ainda mais pra jogos. É um detalhe besta, que não vão ser o fato decisivo na hora da compra. Se for somente mais um Android com os jogos da Playstore, não vai ser o fato de dobrar que revolucionará o mercado.

Olha pro Switch, um celular de tela grande, com menos jogos que o acervo da PlayStore. Porém, a arquitetura dos controles, a facilidade de manusear os controles, o acervo de jogos de qualidade e a adesão da indústria fazem dele algo revolucionário. E a Nintendo não meteu uma dobra na próxima geração do seu videogame.

Achei uma bobagem esse monstrinho da Samsung. Mais um projeto mal feito dela, pra vender pra um monte de pessoas que se iludem. E depois virará peso de papel, ela abandona.

Mais um projeto mal feito dela, pra vender pra um monte de pessoas que se iludem. E depois virará peso de papel, ela abandona.

Abram os consultórios de terapia.

O pontapé inicial da tecnologia em 2025

Compartilhe

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).