Hoje, o Manual da Web traz um conteúdo muito interessante e útil para milhares de brasileiros: como fazer prova de vida INSS. Com o passar dos anos, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), buscou se adaptar às novas demandas e, agora, dispõe de um aplicativo para os beneficiários.
O app de como fazer prova de vida INSS promete facilitar a vida dos segurados, principalmente dos que moram longe ou daqueles que têm dificuldades para se locomover.
Todas as pessoas que recebem algum benefício do governo, devem, obrigatoriamente, fazer a Prova de Vida.
A Prova de Vida, como o próprio nome diz, nada mais é do que comprovar que você está vivo, para continuar recebendo os benefícios previdenciários.
Este procedimento é essencial para prevenir fraudes, golpes ou pagamentos indevidos.
Aposentados, pensionistas e beneficiários dos programas governamentais estão na lista das pessoas que precisam fazer a prova de vida.
Atualmente, com o avanço da tecnologia, o INSS liberou fazer a prova de vida pelo aplicativo do Governo Federal, disponível tanto para celulares Android, como iPhones.
Em caso de dúvidas ou problemas, contate o serviço de atendimento do órgão responsável pelo seu benefício, certo?
Apesar de ser um meio fácil e acessível, você precisará verificar com o seu órgão pagador se poderá efetuá-lo pelo aplicativo e quando.
Lembre-se: é necessário ter carteira de motorista ou ter a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pois a foto tirada para o reconhecimento facial será validada nas bases da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e da Justiça Eleitoral.
Certifique-se de seguir todas as orientações corretamente e mantenha seu cadastro atualizado.
Com o aplicativo gov.br, as burocracias se tornam mais fáceis e rápidas!
Você sabia que desde janeiro de 2023, a responsabilidade de comprovar se o beneficiário está vivo ou não, passou a ser do próprio INSS?
Pois é, que maravilha, não é mesmo?
Agora, o INSS utiliza dados biométricos de outros órgãos públicos federais para checar as informações.
Sendo assim, a falta de comprovação de vida dos beneficiários não resultará no bloqueio ou suspensão do auxílio.
Outra mudança significativa, foi a alteração do período de contagem para a comprovação de vida.
Antes, era iniciada a partir da data de aniversário do beneficiário, porém, atualmente, ela começa a ser contada a partir da data da última atualização do benefício ou da última prova de vida.
É simples, o INSS recebe os dados das bases governamentais e das entidades parceiras, por exemplo:
Se o cidadão comparecer no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) para obter algum benefício social, essa interação será registrada e mandada para o INSS.
Portanto, essa informação servirá como um indicativo de vida, compondo uma base de dados sobre ele.
Se ao longo do ano houver evidências suficientes registradas, o sistema considerará a prova de vida realizada, assegurando a continuidade do benefício até o próximo ciclo.
Em vista disso, não é mais necessário ir ao banco fazer a prova de vida. Podendo ser substituída pela comprovação via aplicativo ou pela verificação automática.
Como falamos acima, o INSS usará informações de outras instituições governamentais para validar a prova de vida.
Por isso, listamos a seguir, todas as maneiras que ele aceitará como comprovação:
Se o beneficiário não realizar nenhuma dessas ações, o INSS entrará em contato para avisar sobre a necessidade de fazer a prova de vida.
Conforme a Portaria MTP nº 220, promulgada em 2 de fevereiro de 2022, a comprovação de vida será feita, automaticamente, nos 10 meses subsequentes ao último registro.
Caso não seja possível efetuar a comprovação automática, devido à falta de informações ou outros impedimentos, o INSS entrará em contato com o indivíduo, para que ele faça a prova de vida, preferencialmente, via celular.
Como podemos ver, a tecnologia facilitou o dia a dia de muitas pessoas, principalmente, nesses quesitos burocráticos, como fazer prova de vida INSS, por exemplo.
Esperamos que ela continue abrindo portas para simplificar nossa vida e nossos afazeres, não é mesmo? 😉🖋️📲
Veja também
você não vai sair de nosso site