OpenEmu é um emulador PSP, Nintendo 64, SNES, Game Boy e outros consoles antigos para macOS; saiba como funciona

Tem um Mac? Que tal relembrar os jogos antigos com um emulador de consoles como Atari, PSP, Game Boy Advance, Super Nintendo (SNES), Mega Drive, Nintendo DS, Nintendo 64 e por aí vai… O OpenEmu reúne estes e outros videogames em um só aplicativo para macOS. A interface é bem agradável e o app oferece suporte para controles externos. Veja como funciona.

e

O OpenEmu é gratuito. Basta ir até o site e baixar o aplicativo.

Pronto. Na próxima vez que iniciar o emulador, basta dar dois cliques como faz com outro app, normalmente. Se desejar, pode movê-lo para a pasta de aplicativos.

Ao iniciar pela primeira vez, ele dará instruções sobre qual videogame deseja instalar o módulo de emulação. Selecione quais deseja ou, por via das dúvidas, deixe todas as opções marcadas.

O OpenEmu funciona como qualquer outro emulador. É preciso ter o arquivo do jogo (ROM) para adicionar ao aplicativo e começar a jogar.

Com quais consoles o OpenEmu funciona?

O jogo aparecerá na biblioteca. Basta dar dois cliques para iniciar a emulação.

O OpenEmu é compatível com joysticks USB ou Bluetooth, mas a personalização dos controles pode ser feita com um teclado convencional.

Nota: eu precisei reiniciar o aplicativo OpenEmu para que os botões fossem reconhecidos.

Meus testes foram feitos com o Pro Controller e um Joy-Con do Nintendo Switch, ambos funcionaram como esperado. Só precisei reconfigurar alguns botões que estavam fora de ordem na janela acima.

Com quais controles externos o OpenEmu funciona?

Receba mais posts do TB

Esse emulador é excelente! Tive a oportunidade de rejogar vários jogos da minha infância, além de descobrir vários joguinhos legais.
O legal da versão mais recente é que ele usa a API Metal para emular o Nintendo Game Cube. Ainda não tá 100%, mas é impressionante o que já faz. :smiley:

Eu gostei muito dele por juntar vários emuladores em um só app. Sem contar que ele reconhece os controles externos conectados ao mac. Só alegria!

O legal da versão mais recente é que ele usa a API Metal para emular o Nintendo Game Cube.

Se a implementação do OpenEmu for baseada no Dolphin (e acredito que seja, pois não conheço nenhum outro emulador funcional para o GameCube), não é exatamente algo nativo. As versões atuais do Dolphin utilizam o MoltenVK pra fazer essa ponte no macOS, que “traduz” chamadas de instrução do Vulkan em chamadas de instrução equivalentes da API da Apple.

Essa tradução ocorre em tempo real e gera um certo overhead, mas o resultado final acaba sendo mais rápido e estável do que usar OpenGL, que no macOS foi abandonado em uma versão antiga e que vai ser removido de vez a qualquer momento em uma atualização futura…

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.