Veja como usar o Google Meet e dar aulas online, com integração no Google Agenda e Google Classroom gratuitamente para todos

Google Meet é o serviço de comunicação em vídeo oficial do Google, grátis e disponível no Android, iOS e navegadores web. Ele também pode servir para quem quer dar aulas online, integrado ao Google Classroom. Veja como usar o Google Meet.

e

Lançado em 2017, o Google Meet é uma espécie de substituto oficial do Google Hangouts, serviço de chat em vídeo e texto anterior da mesma empresa.

Hoje o Meet funciona de forma plena e também tem função para chat em texto. Em sua versão grátis, o Google Meet suporta até 100 membros em uma mesma chamada – com a possibilidade de expandir para 150 e 250, em planos pagos do G Suite.

A duração do plano grátis é de uma hora, enquanto os modelos pagos – G Suite Essentials e G Suite Enterprise Essentials – permitem chamadas de até 300 horas.

O único requisito, claro, é que todos os participantes tenham uma conta Google para participar de reuniões e chamadas.

Usar o Google Meet para dar aulas é possível. Se o profissional da educação preferir, pode simplesmente utilizar o aplicativo normalmente e enviar convites por meio de links e e-mails.

Mas a integração com o Google Classroom permite que o Meet organize as salas de aula virtuais de maneira prática e quase automáticas.

O limite de alunos funciona da mesma forma que no Google Meet padrão – entre 100 e 250 –, dependendo do plano escolhido pelo usuário que vai aplicar as aulas.

Vale lembrar que, originalmente, o Classroom estava disponível apenas para usuários de contas G Suite, mas isso mudou e agora contas pessoais também acessam.

Para agendar uma aula no Google Classroom, faça o seguinte:

Ele ficará visível na sua agenda, na hora e data marcada que escolheu. Agora é necessário informar os alunos de que a aula vai acontecer.

Após criar a aula em sua agenda, é possível criar um evento para alertar e convidar os alunos.

Siga os passos:

Assim, a pergunta será salva e os usuários, os alunos, serão informados de acordo com o que foi determinado na agenda.

Receba mais posts do TB

O melhor e o pior da tecnologia em 2024

Compartilhe

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.