Vira e mexe, ainda me perguntam como recuperar as fotos do Orkut… Gente, não dá. Se te prometeram isso, é golpe!

O Google anunciou o fim do Orkut em 2014 — eu me lembro de ter escrito o “obituário” da rede social — e, desde então, vira e mexe, ainda me perguntam como recuperar fotos do Orkut. E não é pouca gente, a dúvida ainda é uma das mais populares no Google. Entra ano, sai ano, um golpe novo de WhatsApp promete recuperar suas fotos de lá. Parece que a ficha não caiu. A notícia ruim que eu tenho para te dar é que não dá!

e

Mas, eu vou explicar melhor o por que disso.

Há 15 anos, em 2004, Orkut Büyükkökten criou o Orkut. Hospedada no site orkut.com, a rede social foi um projeto do engenheiro de software enquanto trabalhava no Google. E sim, o nome da rede social é o nome do seu próprio criador — nada mais excêntrico.

Em 2014, quando o Google anunciou que estava encerrando o Orkut, foi um verdadeiro chororô. Mas o Google foi irredutível. O sofrimento foi maior no Brasil, onde a rede ainda tinha usuários, o que não significa que a plataforma ainda era tão pujante.

O Orkut tinha se tornado uma comunidade com mais de 300 milhões de pessoas, mas o caldo desandou. O Google ainda deixou no ar o que chamou de Arquivo das Comunidades públicas, mas também excluiu. Não sobrou pedra sobre pedra.

Büyükkökten não desistiu e lançou a hello, em 2016. Na época, se justificou dizendo que as redes sociais foram boas para ele. Hoje, o engenheiro reconhece os problemas, principalmente do Facebook, e coloca a hello como a alternativa mobile e divertida.

Por que hello?

Pois bem, Orkut disse que não é tão bom de despedidas. “Então, eu estou a chamando de “hello”. A hello é a próxima geração do orkut”, disse no post de lançamento. Pois bem, já falamos da hello, já testamos e a rede está aí para você experimentar também.

Diante da dúvida que ainda assombra os brasileiros, Orkut fez um vídeo legendado em português detalhando algumas questões sobre por que não é mais possível recuperar as suas fotos. Houve um período limite para isso; ele já encerrou e agora — para o bem e para o mal — só restam as suas lembranças ou o backup dos seus amigos precavidos.

Sendo assim, suas fotos do Orkut não estão nem nos porões do Google, infelizmente.

Receba mais posts do TB

Redes sociais sem fronteiras

Compartilhe

Melissa Cruz Cossetti

Ex-editora

Melissa Cruz Cossetti é jornalista formada pela UERJ, professora de marketing digital e especialista em SEO. Em 2016 recebeu o prêmio de Segurança da Informação da ESET, em 2017 foi vencedora do prêmio Comunique-se de Tecnologia. No Tecnoblog, foi editora do TB Responde entre 2018 e 2021, orientando a produção de conteúdo e coordenando a equipe de analistas, autores e colaboradores.