Big tech agora trabalha para que modem e processador fiquem instalados no mesmo chip. Isso reduz o consumo energético e custo de fabricação do SoC.
A Apple está estudando a unificação de seu modem e processador em um único chip, com o modem integrado no mesmo pacote (package).
A Apple estuda dar o próximo passo no desenvolvimento do modem C1, lançado na semana passada. Segundo o jornalista Mark Gurman, da Bloomberg, a big tech vai integrar o modem e o processador em um único chip. Entretanto, essa etapa de unificação vai demorar um tempo.
A produção de um SoC com modem integrado no mesmo pacote (ou package, em inglês), a parte na qual estão os componentes de CPU, GPU, NPU e outros, reduz o consumo energético. Esse processo de fabricação também diminui os custos do SoC.
Ou seja, os iPhones com modems integrados ao processador teriam uma melhoria na duração da bateria — e a Apple economizaria na sua fabricação. O modem C1 estreou no recém-lançado iPhone 16e, o sucessor da linha iPhone SE. Contudo, há anos a Apple trabalha no desenvolvimento desse componente.
Ao finalmente lançar o modem C1, a big tech fica mais próxima de ser autossustentável no segmento de processador. Afinal, ela já utiliza seus próprios SoCs no iPhone desde o iPhone 4, lançado em 2010. Em outros celulares, o modem é fornecido pela Qualcomm.
O palpite de Mark Gurman, sem explicar se a previsão veio de fontes da Apple, é de que a partir de 2028 os dois componentes serão unificados. Ou seja, no possível iPhone 20 é que veremos essas melhorias de modem e processador para diminuir o consumo de energia e custo de produção.
Ainda que Gurman não dê embasamentos para a sua previsão, ela pode estar ligada aos problemas que a Apple teve na fabricação do modem C1. A big tech passou sete anos desenvolvendo o hardware e gastou bilhões de dólares nisso, comprando até a divisão de modems celulares da Intel.
O projeto também foi alvo de rumores informando que o modem seria atrasado mais uma vez. O desenvolvimento do modem não foi um mar de tranquilidade para a big tech, além de que o anúncio do Modem C1 foi bem modesto — talvez ele não tenha o desempenho esperado e por isso ela o deixou apenas em um bullet point. Além disso, a Apple e a Qualcomm renovaram o contrato de fornecimento de modem para 2026.
Com informações de Bloomberg e Engadget
Receba mais posts do TB
Louco que daqui a alguns anos terá iPhone 20 e Galaxy S28
Daqui a pouco chega a Galaxy S50 e iPhone S40
Minha maior espectativa com essa unificação do modem “C” com os SoCs das famílias A## e M#, será que levem futuramente conexão 5G/LTE (tlvz no futuro, já seja até o 6G) para os MacBooks!!!
Não é bem assim, temperatura ainda é preocupação, chip, processador,
O mais louco é ver que vai chegar a isso sem a real necessidade.
Se não houver uma verdadeira revolução nos aparelhos, tipo Siemens A40 x iPhone, nós veremos somente up grades pontuais, como a intel estava fazendo, exemplo de anuncio: Novo iPhone/GalaxyS/etc… com tela melhor de 8k agora com 8,1k ou Agora com mais capacidade de 2TB para 3TB ou Agora mais rápido o que ele fazia em 0,001 segundos agora é 0,0005 segundos.
Será que isso é realmente necessário?
O pontapé inicial da tecnologia em 2025
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site