O Omegle, site de bate-papos on-line, chegou ao fim no ano passado. Mas, se você gosta de conhecer novas pessoas na internet, não precisa se preocupar. Ainda existem algumas ferramentas similares e nós separamos as melhores alternativas ao Omegle para você ficar atualizado(a).

Neste guia exclusivo da Manual da Web vamos te apresentar as melhores alternativas ao Omegle, opções de apps e sites que vão te ajudar a fazer novas amizades, aprender novos idiomas e até mesmo criar conexões verdadeiras na internet. Vamos conferir?!

e

No ar desde 2009, o Omegle, o site mais famoso de conversas on-line, anunciou o fim das suas atividades no final de 2023.

Muito popular durante os 14 anos em que esteve ativa, a plataforma funcionava através do “sorteio” dos usuários, que eram encaminhados para janelas de bate-papo de vídeo com outros internautas aleatórios. 

Porém, junto com essa popularidade, foram observados alguns desafios: o crescimento das atividades ilícitas, como casos de assédio sexual e discursos de ódio.

E ainda que o fundador, K-Brooks, tenha feito esforços contínuos para oferecer melhorias ao serviço durante os anos, a pressão da comunidade em relação a essas atividades maliciosas acabou tornando a continuidade da plataforma insustentável.

Na página inicial do site, ele escreveu que: “Não se pode traçar um panorama honesto sobre o Omegle sem reconhecer que algumas pessoas o usaram indevidamente, inclusive para cometer crimes hediondos e indescritíveis”

E, apesar de lamentar, ele anunciou a descontinuidade do Omegle em um comunicado oficial em novembro do ano passado.

Existem diversas opções para conversar com novas pessoas em chats anônimos na internet, inclusive com salas de bate-papo gratuitas para fazer amizades em todo o mundo, sem precisar sair de casa.

Algumas opções, como o Bumble (disponível na Play Store e Apple Store) e Badoo (disponível na Play Store e Apple Store), funcionam como chat e vídeo, sendo umas das melhores alternativas ao Omegle. 

Além delas, podemos citar o Random Chat, que é um chat aleatório de bate-papo que não necessita de cadastro, para falar com “estranhos” na internet.

Porém, é preciso tomar cuidado com quais informações são trocadas com pessoas desconhecidas, para que elas não caiam nas mãos de usuários mal-intencionados. 

Além disso, também ressaltamos a importância do uso dessas plataformas por pessoas maiores de 18 anos, pois não é adequado para menores de idade.

Mesmo com as políticas de segurança de cada plataforma, ainda assim é importante tomar algumas medidas de proteção antes de conversar com desconhecidos.

Confira a seguir algumas dicas para aproveitar as melhores alternativas ao Omegle com mais segurança:

Conforme mencionamos acima, o Badoo e Bumble podem ser umas das melhores alternativas ao Omegle. Ambas plataformas estão disponíveis nas versões de aplicativo para Android e iOS, bem como oferecem a opção de vídeo-chamada após o “match” dos usuários.

Criado em 2006, o Badoo já era uma opção muito popular para conhecer pessoas bem antes da onda de aplicativos de relacionamento.

Após criar o seu perfil, é possível deslizar para os lados para dar o “match” ou não com outras pessoas. Quando ambos os usuários se curtem, é criado um chat para uma conversa privada.

Porém, o seu maior diferencial é a possibilidade de personalizar o seu perfil através de perguntas feitas pela própria plataforma, filtrando os usuários por informações.

Para usar o Badoo, é super fácil. Confira:

O Bumble se destaca por sua versatilidade, pois pode ser usado em três frentes: para encontros, amizades e até mesmo contatos profissionais.

O seu grande diferencial se usado para encontros é que as mulheres iniciam o contato. Após o “match” entre os usuários, a primeira mensagem deve ser enviada em até 24 horas para que a combinação não seja desfeita.

Para criar a sua conta no Bumble, siga o passo a passo:

Caso você ainda procure por melhores alternativas ao Omegle em relação à sites de bate-papo, pode se interessar por alguma das opções da lista:

Essas são apenas algumas das melhores alternativas ao Omegle. Ainda existem muitos sites e apps com propostas similares para quem gosta de conversar com desconhecidos online. 

A melhor parte desses sites é que eles ampliaram nossas ferramentas para conversar e fazer amizades ao redor do mundo. Porém, vale lembrar que o uso delas é recomendado para maiores de 18 anos. Então, com cautela, aproveite!