Saiba como corrigir os principais problemas de Bluetooth envolvendo pareamento, reprodução de música ou outro tipo de compartilhamento de dados entre dispositivos

Uma falha na conexão Bluetooth pode ser causada por erros no pareamento entre dispositivos, bugs de software ou uma configuração inadequada. Para resolver essas questões, o Tecnoblog reuniu dicas de como solucionar os principais problemas de Bluetooth no Android, iOS, macOS e Windows.

e

O pareamento estabelece uma conexão Bluetooth entre dois dispositivos. Sem esse processo, será impossível transferir arquivos via Bluetooth, conectar fones de ouvido sem fio ao celular, usar um mouse Bluetooth no PC e assim por diante.

Para checar se o pareamento foi feito de maneira correta, basta conferir se o dispositivo está listado como “conectado” ou “pareado” na lista dos dispositivos Bluetooth no sistema operacional do seu equipamento.

Para acessar a lista de dispositivos Bluetooth, faça o seguinte:

Em caso de falha de pareamento, o dispositivo aparecerá como “desconhecido” ou o sistema poderá exibir uma mensagem de erro de conexão. Neste caso, tente um dos procedimentos abaixo.

Desativar e ativar novamente a conexão Bluetooth no sistema operacional pode ser suficiente para solucionar falhas de pareamento ou de dispositivos que não aparecem para conexão. Veja o passo a passo:

Se você não conseguir reativar o Bluetooth, reiniciar o computador ou o dispositivo móvel pode resolver o problema.

A solução para uma falha de conexão pode ser reiniciar o dispositivo Bluetooth. Isso pode ser feito simplesmente colocando o fone de ouvido de volta ao seu estojo de armazenamento, desligando e ligando o mouse Bluetooth, desativando ou ativando o sistema de som do carro, e assim por diante.

Problemas de conexão via Bluetooth podem ser causados por excesso de dispositivos pareados no sistema ou uma falha nessa lista. Remover uma ou mais conexões pode ser a solução, embora isso te obrigará a parear seu dispositivo novamente.

Eis como fazer o procedimento nas seguintes plataformas:

Quando o problema com a conexão Bluetooth envolve só a reprodução de áudio, a falha pode estar na configuração de saída de som do sistema operacional. Neste caso, selecionar o dispositivo correto pode ser a solução:

Se o problema com o Bluetooth envolve chamadas telefônicas, pode ser necessário configurar o headset ou o sistema de áudio do carro para receber ligações:

No iOS e no macOS, o não funcionamento do Bluetooth pode acontecer apenas com um aplicativo específico. Geralmente, acessar as opções de gerenciar permissões do iPhone ou do Mac resolve o problema.

Para isso, no iPhone, vá em Ajustes / Privacidade e Segurança / Bluetooth. Na tela que surgir, verifique se o aplicativo em questão tem permissão para usar o Bluetooth. Se negativo, basta ativar essa opção.

O caminho é parecido no macOS: Ajustes do sistema / Privacidade e Segurança / Bluetooth.

Drivers ou componentes do sistema operacional desatualizados podem fazer o Bluetooth não funcionar corretamente. Assim, aplicar updates gerais do sistema pode, eventualmente, atualizar o Bluetooth no celular ou no computador:

No Windows, uma alternativa é usar o recurso Soluções de Problemas, disponível em Configurações / Sistemas. Dentro dessa área, vá em “Outros solucionadores de problemas” ou em “Soluções de problemas adicionais” e procure a opção que checa falhas no Bluetooth. Siga o passo a passo apresentado.

Configurações de rede incorretas ou corrompidas podem afetar o funcionamento do Bluetooth. Redefinir essas configurações pode resolver o problema. Mas o procedimento só deve ser feito em último caso, pois a redefinição exigirá que conexões Wi-Fi, Bluetooth ou móveis (5G ou 4G) sejam refeitas:

Se após as instruções anteriores um dispositivo Bluetooth continuar não se conectando ao seu equipamento, o problema pode estar nele. Eis algumas soluções possíveis:

Fones de ouvido Bluetooth podem não se conectar devido a problemas como bateria descarregada, falha no pareamento causadas por configurações da rede Bluetooth incorretas no aparelho de destino e, menos comumente, falta de compatibilidade.

Outra causa frequente para o problema é quando os fones se conectam automaticamente a outro dispositivo com o qual houve pareamento anterior.

Um PC pode não encontrar um dispositivo Bluetooth por problemas como driver desatualizado ou incorreto, configurações da rede sem fio que limitam a quantidade de aparelhos conectados, tentativa de parear um equipamento que já está conectado a outro e, menos frequentemente, interferências.

Se você estiver usando um adaptador Bluetooth USB, mudá-lo de porta pode resolver o problema.

O Bluetooth pode ser ativado “sozinho” por aplicativos que têm acesso à tecnologia. Procure as opções de gerenciar permissões do sistema operacional para limitar os softwares que têm acesso ao Bluetooth.

Se você não encontra o ícone de Bluetooth no Windows, esse tipo de conexão pode estar ausente por falta de driver. Para ter certeza, procure por “gerenciador de dispositivos” no campo de busca da Barra de Tarefas ou do Menu Iniciar e verifique se há algum erro ou ausência de Bluetooth na tela que surgir.

Se você tem um computador antigo, talvez ele não tenha um módulo Bluetooth. Neste caso, a solução está em instalar um adaptador Bluetooth USB ou PCI Express.

Um erro no driver pode fazer o Bluetooth não aparecer no Gerenciador de Dispositivos do Windows mesmo que a conexão esteja funcionando. Reinstalar o driver ou buscar por atualizações do sistema operacional pode ser a solução.

Também pode ser necessário instalar um software fornecido pelo fabricante do computador para o Bluetooth funcionar corretamente. Se a máquina conta com um adaptador Bluetooth USB ou PCIe, verifique se o componente está corretamente conectado.

Receba mais posts do TB

O iPhone 16 e a correção de curso da Apple

Compartilhe

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Ana Marques

Gerente de Conteúdo

Ana Marques é jornalista e cobre o universo de eletrônicos de consumo desde 2016. Já participou de eventos nacionais e internacionais da indústria de tecnologia a convite de empresas como Samsung, Motorola, LG e Xiaomi. Analisou celulares, tablets, fones de ouvido, notebooks e wearables, entre outros dispositivos. Ana entrou no Tecnoblog em 2020, como repórter, foi editora-assistente de Notícias e, em 2022, passou a integrar o time de estratégia do site, como Gerente de Conteúdo. Escreveu a coluna “Vida Digital” no site da revista Seleções (Reader’s Digest). Trabalhou no TechTudo e no hub de conteúdo do Zoom/Buscapé.