Um arquivo XML é um formato de texto simples usado para armazenar dados de forma estruturada e hierárquica, facilitando a troca de informações entre diferentes sistemas

Existem diferentes ferramentas para abrir um arquivo XML. Um meio simples é acessar sites que permitem visualizar documentos salvos no formato XML por meio de navegadores.

e

Os usuários do Android conseguem usar o recurso nativo do aplicativo “Files” para acessar arquivos XML. O mesmo acontece ao abrir um documento em XML usando o app “Arquivos” no iPhone.

No Windows, uma opção é selecionar o “Bloco de notas” como um visualizador de XML. Algo semelhante pode ser feito nos computadores Mac ao escolher o “Editor de Texto” para realizar essa função.

A seguir, veja o passo a passo para abrir um arquivo XML.

Use o navegador do seu PC para acessar codebeautify.org/xmlviewer. A página permite visualizar e editar arquivos XML.

Clique em uma das opções no centro da tela do Code Beautify:

Então, aguarde o carregamento do arquivo.

Clique na opção “Tree View”, no centro da página, para visualizar o arquivo XML de forma detalhada no campo “Output”. Dessa maneira, é possível ver as informações do documento separado pelas seções do código.

Abra o “Files”, aplicativo padrão de gerenciamento de arquivos do Android.

Toque na categoria “Downloads” ou “Documentos” para acessar o arquivo XML que você baixou no celular.

Toque no botão de três pontos, ao lado do arquivo XML, para abrir um submenu de opções. Em seguida, selecione a opção “Abrir com” para avançar.

Na próxima janela, selecione a opção “Leitor de HTML” para abrir o arquivo XML no celular.

Acesse o aplicativo “Arquivos” no seu iPhone para ver os documentos salvos no telefone.

Toque na pasta “Downloads” para ver o arquivo XML que você baixou no seu telefone.

Toque em cima do arquivo XML para abrir e visualizar os códigos do documento.

Acesse a pasta onde está salvo o arquivo XML e, então, clique com o botão direito do mouse em cima do documento para abrir o submenu de opções.

No submenu, selecione a opção “Abrir com” e clique em “Bloco de notas” para avançar. Então, o arquivo será aberto usando o editor básico de texto do Windows.

Acesse a pasta no Finder onde está o arquivo XML. Em seguida, segure a tecla “Control” e clique em cima do arquivo para abrir um submenu de opções.

Ao abrir o submenu, selecione a opção “Abrir com” e, depois, clique em “Editor de texto” para avançar. Dessa maneira, o arquivo XML será aberto no seu computador Mac.

O arquivo XML usa uma linguagem de marcação específica para estruturar dados de forma hierárquica, facilitando a leitura e troca de informações em diferentes sistemas. Essa estrutura é composta por tags que definem os elementos e seus atributos.

Devido a essas características, os arquivos XML não podem ser abertos por aplicativos padrões, como Microsoft Word ou Excel. É necessário um parser XML, um programa que compreenda a estrutura e extraia as informações de forma correta.

Sim, você pode converter arquivos em PDF, como uma nota fiscal ou outro documento. Existem diferentes ferramentas para realizar a conversão, como conversores online e aplicativos especializados em edição de XML.

É importante dizer que o resultado da conversão pode variar dependendo da ferramenta usada. Alguns programas geram um PDF com aparência de um documento de texto simples, enquanto outros preservam a estrutura do XML com tags e dados legíveis.

Não é necessário ter conexão com a internet para abrir um arquivo XML no celular ou PC. Isso será necessário somente se você usar alguma ferramenta online para acessar os documentos por meio do navegador.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.