Saiba como ativar a pasta trancada do Google Fotos; o recurso oculta imagens e vídeos sensíveis para manter sua privacidade

A Pasta Trancada é um recurso de privacidade do Google Fotos. Os usuários conseguem ocultar imagens e vídeos sensíveis para evitar que outras pessoas tenham acesso a esses conteúdos ao habilitar a opção. Abaixo, vou te mostrar como ativar a pasta trancada em poucos minutos.

e

Toque na opção “Coleções” e acesse a pasta trancada para habilitar o recurso que permite esconder suas fotos no Google Fotos.

Selecione a opção “Configurar a Pasta Trancada” para habilitar o recurso. Será necessário escolher a forma como deseja fazer a autenticação, seja pelo Face ID, impressão digital ou pelo PIN do celular.

Escolha se deseja fazer backup e mova os arquivos que deseja ocultar no Google Fotos.

A pasta trancada funciona como uma espécie de cofre ocultando fotos que você deseja esconder. Isso significa que, além dos arquivos “sumirem” da grade padrão, eles não poderão ser encontrados por apps de terceiros e, se estiverem em backup, serão removidos automaticamente.

Não. Para acessar a ferramenta, o usuário precisa inserir a senha de desbloqueio ou a digital configurada no celular, garantindo mais segurança na hora de verificar as fotos e vídeos armazenados.

Sim. Você pode acessar a Pasta Trancada em qualquer dispositivo, desde que você tenha acesso à sua conta Google e tenha feito backup. O usuário pode trocar a conta Google de um celular e fazer login em outro que suas fotos não serão perdidas.

A ferramenta do Google funciona de forma semelhante à Pasta Segura da Samsung, que permite acessar de outro celular apenas via backup. No entanto, caso não tenha feito backup, não será possível acessar as fotos ocultas em outro dispositivo.

Sim. Caso queira remover os arquivos da pasta, basta ir em “Coleções” e “Trancada”. Após inserir a senha ou a digital cadastrada, toque e segure no item desejado e depois selecione “Mover”.

Não. Os itens excluídos da Pasta Trancada do Google Fotos são apagados permanentemente. Para não correr o risco de perder arquivos importantes, basta ativar o backup disponível no menu de configuração da ferramenta do Google.

Receba mais posts do TB

OpenAI e o desafio de US$ 6.6 bilhões

Compartilhe

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.