“Radio, what’s new…” Saiba como ativar o rádio FM em seu celular Android com o Next Radio, e ouça músicas sem consumir dados

Se depender de aplicativos como o Next Radio, o rádio nunca irá morrer. Exclusivo para Android, o software permite sintonizar as estações de rádio FM da sua região para ouvir músicas, notícias, eventos esportivos e programas totalmente de graça.

e

O Next Radio (play.google.com) é um dos poucos aplicativos sintonizadores de rádio FM que ainda restam disponíveis para o Android, diferente da grande maioria que usam exclusivamente o pacote de dados e acessam a transmissão online das emissoras.

O Next Radio funciona de duas formas: como os aplicativos concorrentes, usando a rede 4G ou Wi-Fi para acessar as rádios online ou o chip FM incluído no processador de alguns celulares para ativar o sintonizador, como em qualquer aparelho de rádio comum, sem consumir dados e totalmente de graça. O grande problema, é que são grandes as chances de seu celular não ser compatível com o aplicativo e não funcionar.

Hoje em dia, cada vez menos aparelhos Android trazem o chip embutido (mesmo intermediários ou de entrada), diferente da Apple que nunca habilitou o recurso, acabando por remover o componente a partir do iPhone 7 e 7 Plus. O Next Radio só funciona em gadgets com o recurso de hardware e nem roda em aparelhos sem ele.

Para usar o sintonizador e ouvir rádio de graça, primeiro conecte um fone de ouvido com fio na entrada P2 ou USB-C do celular, pois ele fará as vezes de antena. Feito isso, faça o seguinte:

Simples assim.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.