Aprenda a como ativar o Java no Firefox, e exiba conteúdos nos sites antigos que ainda utilizam o antigo plugin da Oracle

Ativar o Java no Firefox pode ser uma tarefa chata, principalmente porque a Mozilla removeu completamente o suporte, nas versões mais recentes do navegador. Ainda assim, se você realmente precisa acessar sites e serviços que o suportam, há opções.

e

A partir da versão 52, a Mozilla removeu o suporte a plugins NPAPI do Firefox, que incluem o Silverlight, plugins de bancos e o Java. Ainda assim, na maioria das vezes, o conteúdo em Java será executado sem o uso de plugins. Em alguns casos, a ativação deverá ser feita manualmente cada vez que você acessar um site que usa o plugin.

E pronto.

Outra alternativa é baixar e instalar uma versão do Firefox igual ou anterior à versão 52, e desativar a opção de atualização automática. Mantendo o navegador “desatualizado”.

Feito isso, ainda que o Firefox baixe as atualizações do navegador, elas não serão instaladas a menos que você queira e você poderá continuar a ver sites em Java.

Como alternativa, você pode ativar o JavaScript no Firefox, para que ele reconheça automaticamente conteúdos em Java na seção about:config do browser.

E pronto.

Na maioria dos casos, é muito provável que o Firefox não execute conteúdos em Java, pela total falta de suporte a plugins NPAPI nas versões mais novas, mesmo ativando o JavaScript. Se isso acontecer, as únicas opções que restam são:

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.