Saiba como fazer para converter km/h em m/s e trabalhar com as duas unidades de velocidade mais conhecidas no Brasil

Se você pensa em quantificar ou conhecer a velocidade de qualquer coisa em movimento,  provavelmente logo a imagina em km/h (quilômetros por hora). Entretanto, para estudos, testes científicos e de segurança, a medida de velocidade em m/s (metros por segundo) é bastante utilizada por ser possível reduzir a distância analisada. Para saber como trabalhar com ambas, veja a seguir como converter km/h  em m/s.

e

Como essa unidade na verdade é composta por duas outras, distância (km e m) e tempo (h e s), para calcular a conversão entre ambas é preciso seguir a lógica da conversão de cada uma dessas unidades.

Para converter quilômetros em metros, por exemplo, multiplicamos por 1000.

Para converter horas em segundos, precisamos multiplicar por 3600.

Agora, basta aplicar as relações corretas:

Logo, para converter km/h em m/s é preciso dividir por 3,6. Veja o exemplo:

Agora que você viu como converter km/h em m/s, veja como fazer o inverso. Basta realizar a operação inversa, ou seja, multiplicar por 3,6. Confira o exemplo:

Mas para quem não está com muita vontade de calcular, vou te mostrar sites que fazem todo esse trabalho para você.

Basta uma simples pesquisa no Google e você terá rapidamente sua resposta. Pesquise por algo como “50km/h em m/s” e pronto.

O Google Assistente também faz esse cálculo quando você pergunta através da pesquisa por voz.

No Convert World você consegue escolher as unidades e digitar os valores para conversão. Além dos dados buscados, o site ainda informa alguns extras, como outras unidades de velocidade.

O Convert Live oferece a conversão que você deseja em alguns cliques. Além disso, é possível acessar uma tabela com vários valores e suas conversões. O site também conta com outras unidades de velocidade, como milhas por hora e nós, por exemplo.

Bom, agora você já viu como calcular e onde fazer a conversão que deseja sem esforço!

Receba mais posts do TB

OpenAI e o desafio de US$ 6.6 bilhões

Compartilhe

Alvaro Teixeira

Ex-redator

Alvaro é formado em comércio exterior e apaixonado por tecnologia desde 2005, quando cursou matemática aplicada computacional na UFRRJ. É experiente com games, principalmente FIFA, o qual jogou profissionalmente por cinco anos. Tem afinidade com videogames, celulares, além de outros assuntos tech. No Tecnoblog, atuou como redator entre 2020 e 2023.