Tutorial ensina a criar um grupo no Instagram para conversar e compartilhar conteúdos com amigos pela DM, sem ter que sair da rede social

Os grupos do Instagram são espaços que permitem a troca simultânea de mensagens entre várias pessoas na plataforma. A rede social permite criar grupos nas mensagens diretas, facilitando o compartilhamento de conteúdos sem sair do Instagram.

e

Uma vantagem de criar um grupo no Instagram é a facilidade de conectar as pessoas só com o nome de usuário. No WhatsApp, por exemplo, é preciso ter o número dos participantes salvo na agenda ou compartilhar o link de convite.

Grupos no Instagram podem ou não ter a criptografia de ponta a ponta ativada. Esse ajuste é feito no momento da criação do grupo e a criptografia não pode ser usada em grupos com contas comerciais.

A seguir, veja como criar um grupo no Instagram para conversar com amigos pela DM:

Abra o aplicativo do Instagram no celular Android ou no iPhone e toque no ícone de mensagens, no canto superior direito da tela.

Toque no botão de escrever, ícone com uma folha de papel e um lápis no canto superior direito, para iniciar uma nova conversa no Instagram.

Toque na opção “Criar um bate-papo em grupo” para continuar. Se esse recurso não estiver disponível, desative o cadeado da criptografia de ponta a ponta, na parte superior da tela.

Escolha ou pesquise por duas ou mais pessoas para fazer parte do grupo.

Nessa tela, você pode definir o nome do grupo ao tocar na frase “Dê nome ao seu grupo”, na parte superior da tela. Para concluir, toque no botão azul “Criar bate-papo em grupo”.

O Instagram não permite formar grupos de DMs com contas comerciais usando criptografia de ponta a ponta. Você pode desativar o recurso em “Nova Mensagem” desligando a chave no canto superior direito da tela.

Sim. Os grupos de DM do Instagram podem ser protegidos com criptografia de ponta a ponta. No entanto, o recurso só está disponível para bate-papos sem contas comerciais como participantes.

Conforme o Instagram, grande parte dos bate-papos em grupo podem reunir até 250 pessoas. Entretanto, seguindo o padrão da rede social, é possível fazer videochamada no Instagram com somente até 8 pessoas.

O administrador pode adicionar novos participantes ao bate-papo ao tocar no nome do grupo na parte superior da tela. Depois, ele deve tocar no botão “Adicionar”, selecionar as novas pessoas para fazer parte do chat e tocar em “Concluir” no canto superior direito.

Para remover um participante, o administrador deve acessar “Membros”, tocar no ícone de três pontos ao lado do perfil da pessoa e selecionar a opção em vermelho “Remover usuário”.

Os grupos de conversa do Instagram ficam juntos aos demais chats de DMs. A diferença é que eles trazem um ícone com as fotos dos participantes ou, se o administrador alterar, uma foto única.

No grupo do Instagram, todos os membros têm permissão para interagir ativamente no bate-papo. Por exemplo, as pessoas podem compartilhar textos, imagens e links com todos os usuários que estão na conversa.

No canal de transmissão, apenas o dono da comunidade e os moderadores têm permissão para publicar conteúdos. As outras pessoas só podem ler as mensagens, interagir com emojis e responder a enquetes. Para criar um canal de transmissão no Instagram, é necessário ter um perfil de criador na rede social.

Há duas maneiras de apagar um grupo no Instagram. A primeira opção é remover todos os participantes e, assim, manter o histórico do bate-papo. Você também pode sair do grupo do Instagram se não quiser mais participar da conversa.

Importante: apenas excluir a conversa na área de DMs não é uma forma de deixar o chat em grupo. Caso alguém envie novas mensagens, o bate-papo será restaurado.

Receba mais posts do TB

Redes sociais sem fronteiras

Compartilhe

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.