Sugestões de pesquisas feitas pelo Google Autocomplete baseadas no perfil do usuário podem ser removidas para evitar que voltem a aparecer

Para desativar as sugestões que aparecem no buscador é preciso acessar as configurações de pesquisa a partir da página inicial do Google. A Busca do Google exibe sugestões de pesquisas para ajudar o usuário a encontrar rapidamente o que ele procura. Essas previsões, também conhecidas como Google Autocomplete, são baseadas em pesquisas em alta ou no histórico de navegação.

e

O processo para desativar pesquisas em alta é o mesmo para o smartphone ou o computador. As pesquisas em alta são os tópicos mais pesquisados no Google em um período de tempo. Essas pesquisas aparecem como sugestões abaixo ou dentro da barra de busca do Google, como função de Autocomplete.

Acesse a página inicial do Google pelo navegador web: https://google.com.

Role a página inicial do Google e toque em “Configurações”, abaixo das pesquisas em alta, e depois selecione “Configurações de pesquisa”.

Dentro das configurações de pesquisa, selecione a guia “Outras configurações” para encontrar a opção de desativar as pesquisas em alta.

Desmarque a caixa para remover sugestões de pesquisas em alta no celular ou computador.

Essa alteração não é vinculada à Conta Google, portanto é necessário repetir o processo em todos os dispositivos e navegadores usados.

Se você usa o app do Google para fazer pesquisas, no Android ou iOS, também será preciso remover as sugestões de pesquisas em alta do aplicativo móvel.

No app do Google, toque na sua foto, no canto superior direito.

Selecione “Configurações” no menu para acessar as configurações do aplicativo.

Toque em “Geral” para acessar as configurações de pesquisa.

Dentro das opções gerais, selecione “Configurações do preenchimento automático”. Se estiver usando o iOS, pule para a próxima etapa.

Desmarque a chave para “Preencher automaticamente com as pesquisas em alta” para excluir sugestões de pesquisa em alta do Google no buscador.

Outra sugestão que você pode desativar são as pesquisas relacionadas do Google. As previsões de pesquisas relacionadas mostram sugestões com base no seu histórico de navegação.

Por exemplo: se você pesquisar por bolo de chocolate, a próxima busca de “como fazer” no Google talvez traga o resultado “como fazer um bolo de chocolate” no Google Autocomplete.

Diferente das pesquisas em alta, as pesquisas relacionadas são atreladas à Conta Google, então a alteração afeta o mecanismo de busca em todos os dispositivos que estão logados.

Acesse o site do Google (https://google.com) pelo navegador do celular ou PC.

No rodapé, clique em “Configurações” e selecione “Configurações de pesquisa”.

Toque na opção “Resultados personalizados”, dentro da seção Conteúdo.

Nessa etapa, se não houver uma Conta Google logada, os resultados personalizados usarão os dados do navegador para tentar prever buscas. 

Desmarque a chave seletora para desativar as sugestões de pesquisas personalizadas na Conta Google (ou no dispositivo atual, caso não esteja logado em uma conta).

Não. O Google Autocomplete faz parte do sistema de busca do Google e apesar de desativar as pesquisas em alta e pesquisas relacionadas, algumas previsões ainda podem aparecer no buscador.

O histórico de pesquisas anteriores também aparece como sugestão do Google Autocomplete, para facilitar a retomada de alguma busca anterior. Caso não queira exibir esses registros, você pode excluir sugestões de pesquisa do Google com base no histórico de buscas.

Sim. O navegador também pode sugerir sites com base no histórico de navegação. Você pode apagar as sugestões limpando o histórico do Google Chrome.

Receba mais posts do TB

O melhor e o pior da tecnologia em 2024

Compartilhe

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Everton Favretto

Assistente de Conteúdo

Everton Favretto é bacharel em Tecnologias Digitais pela UCS e caça homologações da Anatel para o Tecnoblog. Gosta de telefones (velhos e novos) e está sempre pronto para falar de aviões. Consegue identificar um modelo de 737 olhando para a fotografia dele e tem um Raspberry Pi Zero W na sacada só para rastrear as aeronaves por ADS-B.