Saiba como desativar o Google Play Protect, recurso de segurança da loja de apps do Android; o processo pode ser feito nas configurações da Play Store

O Google Play Protect é um recurso de segurança da Play Store. Com ele, o sistema realiza uma verificação antes do download para evitar a instalação de apps nocivos, protegendo o dispositivo de malwares e outros problemas. A ferramenta vem ativada por padrão em todos os celulares Android, mas é possível desativá-la em poucos minutos acessando as configurações da loja. Abaixo, vou te mostrar como fazer isso.

e

Tempo necessário: 1 minuto

Além de analisar os apps instalados através da Play Store, o Google Play Protect também faz verificações periódicas no dispositivo para detectar possíveis ameaçadas de outras fontes, alertando por meio de uma notificação que determinado aplicativo não é seguro.

A desativação do recurso não é recomendada pelo Google, mas se você pretende mantê-lo desligado, aconselho que só instale novos apps de fontes seguras para evitar que seu celular seja infectado com malwares ou outros softwares maliciosos.

Dito isso, siga as instruções abaixo para saber como desativar o Google Play Protect:

Abra a Play Store, toque na sua foto de perfil no canto superior direito e depois em “Play Protect”;desativar play protect 1

Toque no ícone de engrenagem no canto superior direito para exibir as opções;desativar play protect 2

Toque na “chavinha” verde ao lado de “Verificar apps com o Play Protect” para desativar a ferramenta;desativar play protect 3

A loja vai exibir um pop-up de confirmação. Toque em “Desativar” para confirmar sua decisão. desativar play protect 4

Pronto, agora você já sabe como desativar e reativar o Google Play Protect, ferramenta de segurança da loja de apps do Android que pode te ajudar a impedir que seu celular seja contaminado com malwares.

Com informações: Google.

Receba mais posts do TB

OpenAI e o desafio de US$ 6.6 bilhões

Compartilhe

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.