Entenda por que o Marketplace não está disponível para você e descubra como desbloquear a plataforma de compra e venda de produtos
Se o Marketplace sumiu do Facebook, existem quatro formas principais de resolver o problema: solicitar uma nova análise da plataforma, verificar se sua conta atende aos requisitos do recurso, usar o perfil principal para acessar e seguir corretamente as políticas de venda da rede social para não ser bloqueado novamente.
Essas ações ajudam a desbloquear o Marketplace do Facebook no Android, iPhone ou PC, retomando o acesso à área de compra e venda, que pode ser desativada devido a violações das regras da plataforma. O Facebook não costuma avisar com clareza quando aplica restrições, mas oferece meios de contestação.
Ao longo deste guia, explicamos como aplicar cada uma das soluções, por que o recurso pode desaparecer da sua conta do Facebook e o que fazer se estiver usando um perfil novo ou com pouca atividade.
Se o Marketplace do Facebook não funciona ou simplesmente não aparece na sua conta, o primeiro passo é pedir uma nova análise manual do Facebook. Isso pode ocorrer por engano, principalmente se você violou alguma política sem perceber ou teve um acesso suspeito detectado.
A análise pode ser solicitada pela Central de Ajuda do Facebook, por meio de um formulário de apelação oficial. Basta descrever o problema e aguardar a avaliação da equipe. Após o envio, é necessário aguardar o retorno da plataforma, que pode levar alguns dias.
Antes de mais nada, o Facebook exige que certos critérios sejam cumpridos para liberar o recurso de classificados. O Marketplace do Facebook não funciona se você não atingir esses requisitos.
Entre as exigências estão o uso de uma conta pessoal em que o usuário seja considerado um adulto legal no país onde reside, histórico de uso confiável, localização em uma região com suporte ao recurso e uso por meio do aplicativo oficial ou site. Sem atender os requisitos, botão do Marketplace realmente pode não aparecer na sua conta do Facebook.
O Marketplace do Facebook não funciona em perfis secundários ou contas adicionadas ao aplicativo. Mesmo que você tenha mais de um perfil no Facebook (algo comum após a função “perfil adicional”), o recurso só funciona no perfil principal.
Por isso, se o Marketplace não aparece, certifique-se de que está acessando o Facebook com o perfil original — o mesmo que você usou para criar a conta. Isso vale tanto para o aplicativo de iPhone ou Android quanto para o navegador.
Outra possível causa para o bloqueio está no desrespeito às regras do Facebook. A plataforma possui diretrizes específicas que precisam ser seguidas para que você consiga anunciar um produto no Marketplace do Facebook.
É proibido anunciar produtos como armas, medicamentos, serviços ilegais ou produtos que violem direitos autorais. Anúncios falsos, duplicados ou enganosos também podem causar restrições.
O desaparecimento do Marketplace pode estar relacionado a problemas de conta ou políticas internas da plataforma. Entre os principais motivos estão:
Não. O Facebook restringe o acesso ao Marketplace para contas recém-criadas. Segundo a plataforma, é necessário que o perfil esteja ativo há algum tempo e tenha um histórico de uso considerado confiável, o que ajuda a reduzir fraudes e abusos no ambiente de compra e venda.
Além disso, o algoritmo do Facebook considera o comportamento da conta para liberar a funcionalidade. Se você criou seu perfil recentemente e ainda não consegue acessar o Facebook Marketplace, vale continuar utilizando a rede social normalmente até que o recurso apareça.
O Facebook não define um prazo exato para desbloqueio do Marketplace após o envio de uma apelação. O processo pode levar de alguns dias até semanas, dependendo do motivo do bloqueio e da fila de solicitações.
Receba mais posts do TB
Tá faltando software no mundo?
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site