Saiba como desinstalar aplicativos nativos do Windows 10, mesmo os mais teimosos

O Windows 10 conta com uma série de aplicativos nativos, que muitas vezes não são tão úteis. Embora pequenos, eles vêm em grande quantidade e ocupam espaço precioso. Logo, desinstalar alguns ou todos é, em alguns casos, uma atitude necessária.

e

O problema, nem todos os aplicativos se permitem serem desinstalados, o que faz métodos alternativos serem necessários.

Saiba como desinstalar aplicativos nativos do Windows 10, mesmo aqueles que se recusam a sair, através de métodos do próprio sistema, ou com programas de terceiros.

Há pelo menos quatro formas de desinstalar aplicativos nativos: três delas utilizam recursos do próprio Windows 10, enquanto a última depende de aplicativos de terceiros, todas com níveis diferentes de sucesso. Utilize o método que melhor o atender.

1. Diretamente pelo aplicativo

O método mais simples de desinstalar um app nativo do Windows 10 é diretamente, embora nem todos permitam que o usuário faça isso. Ainda assim, não custa nada tentar.

2. Nas configurações do Windows 10

Você pode também desinstalar aplicativos nativos através das configurações do Windows 10. Mas, assim como o método direto, o sistema não permite que alguns apps sejam deletados.

Se você deseja remover um aplicativo nativo e o Windows 10 não permitiu, utilize um dos próximos métodos.

3. Com o PowerShell

PowerShell é uma poderosa ferramenta de configuração e gerenciamento do sistema, que serve para automação de scripts e também, para desinstalar aplicativos nativos do Windows 10 que se recusam a dar adeus. Com o PowerShell, qualquer aplicação pode ser removida, mas como ele é um software de alto nível, é preciso cuidado ao utiliza-lo.

Para reinstalar todos os apps de uma vez, use o comando “Get-AppxPackage -AllUsers| Foreach {Add-AppxPackage -DisableDevelopmentMode -Register “$($_.InstallLocation)AppXManifest.xml”}” (sem as aspas externas), e tecle Enter.

Os parâmetros para cada app são os seguintes (substitua o campo “nomedoapp”, mas mantenha os asteriscos):

4. Com programas de terceiros (CCleaner)

Alguns programas de terceiros, como o CCleaner, usado neste exemplo, são capazes de desinstalar a maioria dos aplicativos nativos do Windows 10, se não todos. Com o software da Piriform, o procedimento é bastante simples.

E pronto.

Receba mais posts do TB

O iPod da Microsoft e outros flops da tecnologia

Compartilhe

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.