Alguns modelos do Amazon Echo tem função de desligar completamente enquanto outros só oferecem opção de mutar o microfone

Tem como desligar o Amazon Echo? É uma dúvida comum se você acabou de comprar um alto-falante com Alexa. Por permanecer conectado diretamente na tomada, como uma TV, com conexão constante à internet, é natural perguntar se é necessário desligar o Amazon Echo quando não for usá-lo.

e

Os únicos Amazon Echo que podem ser desligados — e ainda continuarem na tomada — são os modelos com tela. No Brasil, o disponível é o Echo Show 5, com a tela de 5,5 polegadas que fica ligada o tempo todo.

Para desligar o Echo Show mantenha pressionado o botão de mutar o microfone por alguns segundos, até a opção aparecer na tela. Depois, basta confirmar para desligar.

Os outros modelos, Echo Dot e o Echo de terceira geração, que não têm uma tela, não podem ser desligados da mesma maneira. Ao segurar o botão para mutar o microfone, nada acontece.

A única possibilidade, para desligar de vez os outros Amazon Echo, seria desconectá-los da alimentação (tomada).

Ainda que eles tenham sido projetados para permanecerem ligados o tempo todo, disponíveis para atender o usuário a qualquer momento, pode ser uma saída — caso a casa vá ficar sem ninguém por vários dias.

Os modelos Echo Show e Echo Dot trazem na caixa um plugue de tomada de 15 watts. O Echo (3ª geração) usa outro adaptador de 30 watts.

Supondo que os dispositivos fiquem ligados 24 horas por dia, em um período de 30 dias, o máximo gasto será de:

Esse é o máximo que os aparelhos consumirão no mês. Mas, varia muito em decorrência do que é usado pelo dispositivo: tela ligada em brilho máximo, música tocando, interações, volume do aparelho.

Considerando que o Echo foi levado ao máximo da sua potência, durante o mês todo, o total a ser pago por este consumo será de aproximadamente:

Isso, considerando um valor de R$ 0,82 centavo (meu caso) para cada quilowatt consumido.

Receba mais posts do TB

Tecnologias que ainda vivem, sei lá como

Compartilhe

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.

Controle sua privacidade.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, você aceita automaticamente que usamos cookies. Política de privacidade, Termos de uso

Eu entendo