Veja como desligar o PS4 corretamente e aprenda a diferença entre desligamento e modo de repouso, para não comprometer o sistema

Saiba como desligar o PS4 corretamente e aprenda a não cometer erros comuns na hora de encerrá-lo por completo ou deixar em repouso. Vale lembrar que o aparelho lida constantemente com leitura do disco rígido e pode apresentar problemas de usado errado.

e

Como vários outros aparelhos modernos, o PS4 possui algumas formas diferentes de se desligar. Existe o modo repouso, que não o desliga totalmente, e o desligamento total, que cessa qualquer atividade, inclusive de rede.

Isso acontece por uma série de motivos, mas o modo de repouso é interessante pois nele ainda podemos realizar downloads de atualizações e jogos. O aparelho “desliga”, a tela fica escura, mas ele continua em operação.

Acontece que, em repouso, o sistema segue funcionando, mas gastando o mínimo de energia possível, apenas para manter sua conexão com a Internet ligada e, quando necessário, manter algum aplicativo ou jogo suspenso.

Em outras palavras, o modo repouso oferece a chance de retomar rapidamente uma partida e também deixar um download em andamento enquanto o PS4 não é usado.

Mas cuidado: se a energia acabar em sua casa ou local onde o PS4 está, enquanto no modo repouso, ele será desligado de forma inadequada e pode corromper arquivos do sistema. Já este risco não existe com o aparelho totalmente desligado.

Existem três formas para deixar o PS4 em repouso. A primeira delas é a seguinte:

Outra opção:

A terceira opção é bem mais simples: basta manter pressionado o botão/painel de liga/desliga do próprio PS4, que o modo de repouso será ativado.

Confirme se o modo de repouso foi ativado corretamente: a tela ficará preta e uma luz laranja ficará acesa na parte superior do PS4, neste caso.

Da mesma forma que o repouso, existem duas maneiras.

A primeira:

A outra forma é a seguinte:

Espere alguns segundos e o PS4 será totalmente desligado. Neste caso, a tela da TV ficará preta e o console também manterá todas as suas luzes apagadas, sem consumir energia e sem atividades internas.

Receba mais posts do TB

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.