No Adobe Lightroom é possível trabalhar imagens em lotes, editar fotos de forma simples, sem comprometer os arquivos originais

Talvez suas fotos pareçam tão boas, que talvez nem precisam de edição ou, quem sabe aquela sua “foto perfeita” prejudicada por algum fator como pouca luz ou qualquer outro inconveniente. Seja qual for o caso, acompanhe este tutorial e descubra como editar fotos no Lightroom e obter melhores resultados em seus cliques.

e

Editar não é tapear. Edição é parte do processo de fotografia, que antes era controlado nas salas escuras e hoje pode ser feito até mesmo pelo celular.

Para quem está acostumado a trabalhar com o Photoshop ou outro software gráfico, ou de edição, o Lightroom é bastante intuitivo. Por aqui, já vimos as diferenças entre o Photoshop e Lightroom e descobrimos que eles não estão aí para competir e sim potencializar e otimizar nosso trabalho.

Com o Lightroom o princípio básico é que certamente você não o “invocou” em vão, e sim, possui um conjunto de fotos para editar. O que chamamos no mundo da fotografia de “lotes”. Usar o Lightroom é a melhor decisão para quem precisa fazer o mesmo tipo de correção e tratamento em um mesmo lote – seja por tema cromático ou problema de luz, por exemplo.

Além disso, o Lightroom, diferente da forma como você optar por ajustar a foto em outros programas, ele afetará o original, o que chamamos de “edição destrutiva”. Graças à maneira como o Lightroom salva a alteração nas imagens, ao invés de modificar os pixels de uma imagem RAW, por exemplo, ele salva o conjunto de configurações e efeitos aplicados à foto, sendo possível restaurá-la, sempre que necessário.

Na coluna da direita do Lightroom CC encontre tudo o que precisa para tornar suas fotos ainda mais bacanas, com o auxílio dos seguintes controles:

Caso precise editar um conjunto de fotos, é recomendado criar uma pasta. O segredo do trabalho ágil é organização e fica mais simples para atualizar seu portfólio anual de projetos fotográficos.

No universo da edição, não existe regra. Ajuste de acordo com as suas necessidades e objetivos. Não tenha medo de testar e ousar. Lembre-se, o control+Z está aí para isso.

Terminado os ajustes ou, salve seu projeto.

Pronto, agora que está tudo editado e salvo, você ainda pode postar e compartilhar no Instagram, outra plataforma ou com quem você quiser e em diferentes plataformas.

Com informações: Adobe.

Leia | Como cortar a foto redonda no Canva pelo PC ou celular

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma “cientista natural”.