Enviar GIF no WhatsApp Web ou Desktop torna a conversa mais divertida com o compartilhamento de imagens com animações pelo WhatsApp para PC

Para mandar GIF no WhatsApp Web ou Desktop (Windows ou Mac) é necessário entrar na seção de GIFs do mensageiro e escolher o elemento desejado.

e

Já para enviar um GIF salvo no PC pelo WhatsApp é preciso carregar o GIF no site Tenor, aguardar a revisão, e buscar pelo elemento na seção de GIFs do mensageiro da Meta.

A seguir, veja como mandar GIFs pelo WhatsApp em seu computador.

Acesse web.whatsapp.com pelo navegador do computador e faça login no WhatsApp Web. Se preferir, inicie o aplicativo do Whatsapp Desktop (para Windows ou macOS), uma vez que o processo é o mesmo.

Entre em uma conversa e, em seguida, clique no ícone de emoji para acessar a lista de GIFs do WhatsApp.

Entre na aba “GIF” e clique em cima de um dos GIFs da biblioteca do WhatsApp. Depois, clique na seta de envio para enviar o GIF na conversa.

Não é possível enviar arquivos .gif diretamente do PC no WhatsApp. Logo, é preciso carregar o GIF salvo no PC no site do Tenor para encontrá-lo posteriormente na seção de GIFs do mensageiro da Meta, já que a ferramenta do WhatsApp utiliza a biblioteca pública do Tenor.

Acesse tenor.com e faça login no site com sua conta Google. Em seguida, clique na opção “Criar”.

Clique em “Procurar arquivos” e carregue o GIF salvo em seu computador. É possível carregar até 10 GIFs de uma só vez.

Adicione ao menos uma tag para facilitar a busca pelo GIF posteriormente no WhatsApp. Depois, clique em “Fazer upload para o Tenor”.

Aguarde a revisão da equipe do Tenor. Se o GIF carregado for aprovado, basta acessar a biblioteca de GIFs do próprio WhatsApp e buscar o GIF por meio das tags adicionadas.

Pode-se criar GIFs a partir de vídeos pelo WhatsApp Desktop para Windows ou macOS, desde que o recorte da mídia não ultrapasse seis segundos.

Também é possível criar GIFs no WhatsApp pelo celular a partir de vídeos, mas o recurso não está disponível no WhatsApp Web.

Sim. No WhatsApp Desktop para macOS é possível inserir textos e emojis como legenda, redimensionar o GIF, definir o recorte do GIF a ser usado, e adicionar texto, figurinhas e emojis, ou rabiscos.

Já no WhatsApp Desktop para Windows as edições restringem-se à inserção de textos e emojis como legenda e a definição do recorte do GIF. Enquanto isso, o WhatsApp Web permite apenas a inserção de legenda no GIF a ser enviado.

Não. O WhatsApp Web ou Desktop permite apenas o envio de um GIF por vez de sua biblioteca. O mensageiro até permite o carregamento de GIFs salvos no PC de forma simultânea, mas eles se tornam imagens estáticas porque precisam ser carregados antes no site do Tenor para que as animações sejam reproduzidas.

Receba mais posts do TB

Ah, cara, sério q ensinou isso? Agradeço por escrever, mas tava achando q cê ia ensinar outra coisa! O whatsapp vacilou demais quando impediu de nós mesmo criarmos nossos gifs. E eu n sei pq, qual o problema de usarmos gifs, cara? Esses gifs do giphy são totalmente aleatórios, e ngm usa p me***a nenhuma! Aí quando coloco um gif meu, um q eu fiz, ele fica congelado, tipo foto… Feão cara, qqr chat chifrinho suporta gif e o whatsapp n… Eu n entendo, em 2018 era normal, mas depois q atualizou n funciona mais…

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro é jornalista graduado e pós-graduado em Mídias Digitais pela Universidade Metodista de São Paulo. Já fez de tudo um pouco na área de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, Pokémon e futebol, brinca na guitarra, e não dispensa uma boa pescaria.

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.