É possível espelhar a tela no Android ou iPhone sem baixar aplicativos, usando recursos nativos do Windows ou macOS; veja como fazer

Você pode espelhar o Android no computador com o recurso nativo “Projetando para este PC” do Windows 10 ou 11. Para transmitir a tela do iPhone no Mac basta usar o AirPlay, se deseja fazer o mesmo no Windows, então precisará baixar um aplicativo como o Vysor.

e

A Microsoft oferece um recurso nativo no Windows 10 ou Windows 11 para espelhar celular e outros dispositivos através do protocolo Miracast, compatível com diversos smartphones com sistema Android. No entanto, é necessário ativar pela primeira vez o recurso de Vídeo sem Fio.

Com o recurso de espelhamento instalado, basta ativar a conexão pelo celular. Caso o smartphone não encontre o computador, vá até o menu para transmitir tela:

Siga os seguintes passos para espelhar a tela de um smartphone Samsung usando o protocolo Miracast (que é compatível com o Windows):

Os celulares da Motorola não suportam o protocolo Miracast de forma nativa, o que impossibilita utilizar o recurso de exibição sem fio do Windows.

Para espelhar um celular Android via cabo em um PC ou Mac, será necessário utilizar o Vysor. O aplicativo possui uma versão gratuita.

Para conseguir espelhar um smartphone Android pelo Vysor, você precisa ativar o modo Depuração USB, que fica dentro das configurações de desenvolvedor. Veja como ativar esse menu:

Após ter o menu Depuração USB ativado no seu smartphone Android, baixe e instale o Vysor.

É possível ligar o celular via cabo a um monitor externo, dependendo do modelo do seu smartphone. No entanto, é necessário verificar a compatibilidade e utilizar um acessório adaptador.

Caso seu smartphone utilize Android, é necessário que o modelo tenha compatibilidade com saída HDMI. Você precisará de um adaptador USB-C para HDMI ou de um hub USB-C que tenha saída HDMI ou VGA. Nem todo smartphone Android funciona com esse acessório.

No caso dos iPhones, você precisará de um adaptador Lightning para HDMI ou Lightning para VGA. Com tudo plugado, a tela é espelhada automaticamente.

Não existe uma forma nativa de espelhar um celular Android em um PC online, mas o aplicativo de assistência remota AnyDesk pode ser útil para ativar uma tela sem fio:

O macOS possui suporte nativo ao AirPlay, que permite o espelhamento de dispositivos com iOS de forma fácil, rápida e gratuita.

Para isso, basta que o Mac e o iPhone estejam conectados na mesma rede Wi-Fi. Em seguida, abra a Central de Controle do iPhone, toque na opção Espelhamento de Tela e selecione o Mac desejado.

Assim como no Android, é possível utilizar o Vysor para espelhar um iPhone em um PC com Windows.

Alguns smartphones da Samsung possuem suporte ao DeX, uma interface similar à One UI que permite interagir com o smartphone pelo computador usando mouse e teclado. Esse recurso está disponível em smartphones Galaxy da linha S (S9 ou superior), Note (Note 9 ou superior) e Fold.

Você também pode utilizar um hub USB-C com saída HDMI e utilizar o modo Samsung DeX em um monitor externo ou televisão. Também é possível plugar teclado e mouse e utilizar o DeX sem a necessidade de um computador.

Sim, é possível espelhar o celular sem internet. O protocolo Miracast ou AirPlay utilizam apenas a rede local, e não exige conexão de banda larga ou 4G/5G.

Assim como o Samsung DeX, o Motorola Ready For permite que você controle um smartphone compatível diretamente pelo PC. Sendo assim, é possível fazer o espelhamento utilizando o recurso.

Não é possível espelhar a tela via Bluetooth, somente via Wi-Fi ou USB.

É possível espelhar a tela no Linux utilizando aplicativos como o Andorid Scrcpy ou Vysor.

Sim. Ao espelhar a tela do celular, o som também é transmitido.

É possível espelhar o celular e jogar pelo PC utilizando o Samsung DeX ou Motorola Ready For.

Receba mais posts do TB

O iPhone 16 e a correção de curso da Apple

Compartilhe

Lucas Braga

Ex-repórter especializado em telecom

Lucas Braga é analista de sistemas que flerta seriamente com o jornalismo de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como repórter especialista entre 2011 e 2025. Com mais de 10 anos de experiência na cobertura de telecomunicações, lida com assuntos que envolvem as principais operadoras do Brasil e entidades regulatórias. Seu gosto por viagens o tornou especialista em acumular milhas aéreas.

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.