Como fazer sua Carteira de Motorista Digital usando o novo app da Carteira Digital de Trânsito, que permite também incluir o CRLV

Há um novo método para fazer a Carteira de Motorista Digital, para ter sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no celular. O novo aplicativo da CDT (Carteira Digital de Trânsito) permite incluir as versões digitais tanto da Carteira de Motorista, quanto do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV). Veja como fazer o seu.

e

A versão digital da Carteira Nacional de Habilitação (CHN) ou Carteira de Motorista Digital foi liberada ao público em 2018, mas em 2019 ela foi unida à versão digital do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) em um único aplicativo, a Carteira Digital de Trânsito (CDT).

Através dele é possível verificar tanto a CNH quanto o CRLV e, no futuro, ele oferecerá serviços como aviso de vencimento da Carteira de Motorista Digital, notificações de recall do veículo, com orientações sobre os riscos se o reparo não for feito e outras funcionalidades bastante úteis.

A CDT está disponível para todos aqueles que possuem a versão atual da CNH, com um código QR no lado interno do documento; quem possui a versão antiga precisa primeiro tirar uma segunda via do documento, antes se solicitar a Carteira de Motorista Digital.

Antes de usar o app da CDT, é preciso criar uma conta gov.br:

Com a conta criada, faça o seguinte:

E pronto, sua CNH está habilitada no app da CDT.

Para habilitar o CRLV, o procedimento é o seguinte:

E pronto, o CRLV do seu veículo foi adicionado ao app da CDT.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.