Dual boot com Windows e Linux permite ter os dois sistemas instalados e escolher qual usar durante a inicialização do computador

O Linux é uma alternativa boa e gratuita para quem quer deixar o Windows. Se você ainda vai precisar do sistema operacional da Microsoft ou não quer perdê-lo de vez, também é possível. Para isso, é necessário fazer dual boot no seu computador.

e

Dual boot é o nome dado à instalação de dois sistemas operacionais na mesma máquina. Na hora de iniciar o equipamento — isto é, fazer o boot — é possível escolher qual deles será utilizado.

No guia a seguir, você aprenderá como fazer dual boot com Windows e Linux em uma máquina que já tem o sistema da Microsoft. O processo pode variar dependendo do seu computador ou dos sistemas escolhidos.

Tempo necessário: 2 horas

Se você tem um computador com Windows, vai precisar baixar o Ubuntu para instalá-lo no computador. Acesse o site oficial do sistema e faça o download. A versão LTS (long-term support) é recomendada por ser mais estável e ter suporte por cinco anos.Tela de download

O arquivo do Ubuntu é .iso, e não dá para rodá-lo diretamente dentro do Windows. Você precisa criar um disco bootável, que será lido pelo computador ao iniciar. A forma mais fácil de fazer isso é com um drive USB.

O Ubuntu recomenda o programa balenaEtcher, compatível com Linux, Windows e Mac.

Baixe o programa e instale-o. Depois, escolha a imagem, selecione o pendrive e clique no botão “Flash!”.Tela do balenaEtcher, software para criar o disco bootável

Pendrive preparado, agora é hora de colocá-lo para rodar. Reinicie o computador com o drive espetado na porta USB.

Geralmente a máquina reconhece o componente e o utiliza para iniciar o sistema. Se isso não acontecer, veja as configurações para colocar a entrada USB no topo das prioridades.

O processo pode variar conforme a marca e o modelo. Uma boa tentativa é apertar e segurar a tecla F12 durante a inicialização.

Quando o computador ler o drive USB, uma tela de boas-vindas do Ubuntu deve aparecer. Você pode tanto experimentar o sistema sem alterar nada na sua máquina quanto instalá-lo.

Neste tutorial, vamos direto para a segunda opção.Tela de instalação

O primeiro passo é escolher o idioma e o tipo de teclado que você usa. Geralmente o Ubuntu detecta automaticamente esses dois parâmetros.

Se você tiver dúvidas, também pode testar o teclado ou refazer o processo manualmente.Tela de configuração de idioma e teclado

Em seguida, o Ubuntu dá algumas opções para instalar o sistema. Você pode optar por uma instalação completa ou uma mínima.

A primeira demora mais tempo, mas o sistema vem pronto para a maioria dos casos. A segunda é mais rápida, mas você pode precisar instalar alguns programas manualmente, dependendo do uso que vá fazer.

Também é possível escolher por baixar atualizações (demora mais tempo, mas a máquina fica pronta de uma vez) e instalar drivers de terceiros (recomendado para quem tem placas gráficas dedicadas).Tela de escolha de tipo de instalação

Este passo é importante. É aqui que você vai começar a instalar o Ubuntu junto ao Linux, para ter o dual boot ao ligar o sistema.

Escolha a opção “Instalar Ubuntu ao lado do Windows 10” (se seu Windows for outro, a versão dele aparecerá aqui). Essa é a alternativa mais simples e direta e a utilizaremos neste tutorial.

Também existe a “Opção avançada”, que mostra uma tabela de partições (divisões dos seus discos de armazenamentos). Ela é recomendada para usuários avançados.Tela de instalação do Ubuntu

Logo depois, o instalador dá a opção de ajustar a divisão entre as partições do disco. Basta arrastar para os lados a barra entre os dois espaços. É bom deixar um espaço livre razoável para os dois sistemas, para quem nenhum fique sem espaço muito rápido. Dá para alterar isso depois, mas o processo não é tão simples.Tela de redimensionamento de partição do Ubuntu

Na tela seguinte, você deverá dar um nome para seu computador, definir seu nome de usuário e criar uma senha. Após a instalação, é possível criar mais usuários.Tela para configuração de usuário

Espere o processo ser encerrado.Tela de instalação do Ubuntu

Após a instalação, toda vez que você ligar o PC, verá uma tela para escolher qual sistema operacional será utilizado naquela sessão.Tela de dual boot com Windows e Linux

Sabendo como fazer dual boot com Windows e Linux, você consegue usar a opção mais apropriada para cada momento e necessidade, como um para jogar e o outro para trabalhar, por exemplo. Lembre-se de fazer backup para evitar perdas de dados. O processo é simples, mas erros podem acontecer.

Receba mais posts do TB

Sinceramente, não consigo gostar do Ubutun, sempre da uns bugs estranho, Eu gosto do Fedora e do Pop!_OS.

Sério? só costumo ter algum problemas logo que lanças uma LTS nova, mas logo corrigem e fica rodando de boas. Por exemplo, devo esperar até junho pra atualizar o computador.

Pode ser questões de hardware tb, mas com o POP e o Fedora sempre tive mais desempenho.

Realmente o Ubuntu não é tão fluido assim, tanto que no notebook eu costumo usar Xubuntu pq ele é mais antiguinho. Vantagem do Xubuntu é que usa o mesmo core do Ubuntu, só muda a interface gráfica, então raramente algo que funcione bem no Ubuntu da problema com ele.

Alguém pode me indicar uma distro para trabalhar com ilustração? Quero testar algo diferente do Windows, e como uso principalmente ferramentas open source para tal (Krita, Blender e Inkscape), não vejo motivo para não testar. Vou manter o Windows 11 em dual pois algumas ferramentas (Suite Adobe) e jogos ainda não rodam no Linux.

Uma distro que chamou muito minha atenção foi o Elementary OS, pois parece ser bem polido visualmente (isso sempre é um ponto importante para mim), o que acham?

O que fazer com gadgets antigos?

Compartilhe

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.