Um mosaico no Instagram é uma montagem que divide uma imagem em vårias publicaçÔes, criando um alinhamento coeso no grid do feed

Para fazer um mosaico no Instagram Ă© preciso dividir uma imagem em quadros e publicar cada uma das mĂ­dias no feed da rede social. VocĂȘ pode fazer um mosaico com 3, 6, 9 ou mais fotos, dependendo da estrutura desejada.

e

A estrutura de grid e o recorte da imagem podem ser feitos por apps de terceiros, serviços online ou processos manuais via programas. É possível fazer os processos pelo celular ou PC.

Um post em formato mosaico no feed do Instagram torna o perfil mais atrativo para os visitantes. Isso porque o sequenciamento das imagens darão luz a uma foto maior, o que passa a sensação de planejamento, criatividade e organização.

A seguir, veja como fazer uma montagem de fotos no Instagram para publicaçÔes em formato mosaico.

O tutorial abaixo foi feito com o aplicativo mĂłvel Grid Post, disponĂ­vel gratuitamente para Android ou iOS. Logo, vocĂȘ deve baixar a ferramenta em seu dispositivo antes de prosseguir com o processo para fazer foto dividida no Instagram.

Abra o Grid Post em seu Android ou iPhone, visto que o processo Ă© basicamente o mesmo. Em seguida, escolha a estrutura do mosaico (3×4, 3×3, 3×2 ou 3×1), toque em “Create Grid” e escolha a opção “Grades de Fotos”.

Escolha a imagem de sua galeria que serĂĄ usada na montagem de fotos do Instagram e toque no Ă­cone “Check”. As fotos do mosaico entĂŁo serĂŁo salvas em sua galeria, e vocĂȘ terĂĄ de postar uma por uma, e na sequĂȘncia correta, no feed do seu Instagram.

Acesse a página pinetools.com/split-image pelo navegador, vá em “Escolher arquivo” e suba a imagem que será usada para fazer mosaico no Instagram.

Ative a opção “Both (grid)” e defina o nĂșmero de grades nas seçÔes “Vertically” e “Horizontally”. Depois, clique em “Split Image” para baixar as grades de fotos do Instagram.

Clique em cada um dos arquivos em “Individually (one at a time)” para baixar as imagens. E para montar as fotos no Instagram como mosaico será preciso publicar cada uma das imagens na rede social, respeitando a ordem correta.

Sim. Aplicativos mĂłveis como Grades para Instagram (Android), Grids (Android e iOS) e PhotoGrid (Android e iOS) oferecem ferramentas para criar efeito mosaico do Instagram a partir de uma foto. ApĂłs o recorte e o salvamento das fotos, o usuĂĄrio terĂĄ de postar as mĂ­dias no Instagram, uma por uma, na sequĂȘncia correta.

Sim. VocĂȘ pode usar serviços online como o PineTools para fazer o grid e cortar suas imagens em formato de mosaico sem necessariamente ter que baixar um aplicativo. O processo de recorte de mĂ­dias tambĂ©m pode ser feito pelo visualizador de imagens nativo de seu celular ou computador.

Importante lembrar que vocĂȘ pode fixar publicaçÔes no feed do Instagram, com o limite mĂĄximo de trĂȘs mĂ­dias. Logo, Ă© possĂ­vel subir as trĂȘs imagens cortadas e fixĂĄ-las em seu feed para que o mosaico seja a primeira coisa que um visitante visualizarĂĄ em seu perfil.

O mosaico é uma estrutura usada para organizar o feed do Instagram, de modo que as fotos combinadas formem uma imagem maior. O processo exige recortar uma foto em grades e carregar cada uma das imagens no feed, até que o sequenciamento resulte em uma imagem maior.

Jå o carrossel é um formato de publicação do Instagram que combina até 10 mídias (fotos ou vídeos) em um mesmo post. O formato não exige recortes antes da postagem, e o visualizador do post precisa deslizar a mídia do carrossel para ver as demais fotos e vídeos da publicação.

Receba mais posts do TB

O melhor e o pior da tecnologia em 2024

Compartilhe

Igor Shimabukuro

Redator

Igor Shimabukuro Ă© jornalista graduado e pĂłs-graduado em MĂ­dias Digitais pela Universidade Metodista de SĂŁo Paulo. JĂĄ fez de tudo um pouco na ĂĄrea de jornalismo, e passou por Olhar Digital e TecMasters antes de integrar o Tecnoblog. É apaixonado por videogames, PokĂ©mon e futebol, brinca na guitarra, e nĂŁo dispensa uma boa pescaria.

Lucas Lima

Coordenador de conteĂșdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. PĂłs-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o tĂ©cnico em InformĂĄtica em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiĂȘncias com comunicação no poder pĂșblico e no setor de educação musical antes de atuar na estratĂ©gia de conteĂșdo e SEO do TB.