Nota de rodapé pode ser uma alternativa para citação; saiba como configurar no Word e Google Docs
Além de indicar a fonte de uma citação, esse tipo de anotação serve para explicar algum conceito específico. Veja como fazer uma nota de rodapé nas normas ABNT, no Word e Google Docs, e qual o procedimento para tornar automática sua construção.
Como disse, as notas de rodapé são uma alternativa para citações diretas e indiretas no texto. Caso opte por este formato, deve segui-lo até o fim do trabalho. Ou seja, não é possível usar o modelo de citação no texto junto com as notas referenciais de rodapé.
O que a ABNT permite é:
As notas referenciais devem seguir o mesmo formato de uma referência bibliográfica. Após inserir a nota destacada entre aspas (“) no texto, o número subscrito correspondente ao trecho deverá ser incluído. A nota no rodapé começa com o número igual ao inserido no texto, seguido da referência bibliográfica.
Usadas para explicar uma palavra ou conceito que não, necessariamente, precisa estar no corpo do texto. Veja um exemplo:
Os editores de texto, normalmente, tem a função de inserir notas de rodapé automaticamente. Esse é o caso do Word, da Microsoft.
O atalho utilizado para o Microsoft Word (Ctrl + Alt + F) também funciona no Google Docs. Mas, se preferir, temos outra opção:
Particularmente, prefiro as notas de rodapé. Tenho essa opinião por acreditar que o trabalho fica mais limpo e organizado. Mas, ambas as formas estão corretas, é uma questão de escolha.
Todos os trabalhos acadêmicos devem seguir as regras estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e é normal que surjam dúvidas sobre o assunto.
Além das notas de rodapé, é importante ficar atento a outros padrões como tamanho de margem, capa, sumário e referências. Para evitar erros, é importante ter sempre a mão um guia com as normas da ABNT.
Construa o seu projeto olhando atentamente cada regra e, ao final, revise novamente para evitar uma nota baixa ou exclusão de um projeto por estar fora do padrão.
Receba mais posts do TB
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site