O Marketplace do Facebook é uma plataforma dentro da rede social para que as pessoas comprem e vendam itens, como um classificado online
O Marketplace do Facebook é uma plataforma para comprar e vender itens localmente. É possível criar anúncios ou negociar a compra de produtos acessando a aba “Marketplace” pelo aplicativo para celular Android e iPhone ou pela versão web no PC.
A dinâmica de compra e venda ao usar o Marketplace do Facebook envolve anunciar produtos com fotos e descrição. Então, a negociação de preços e condições de pagamento são feitas diretamente pelo Facebook Messenger.
A seguir, conheça mais sobre o Marketplace do Facebook, seu funcionamento, principais recursos e outros detalhes da plataforma.
O Facebook Marketplace é uma plataforma de compra e venda integrada ao Facebook, onde os usuários podem anunciar e encontrar produtos físicos novos ou usados. Lançada em outubro de 2016, a ferramenta surgiu como uma alternativa organizada aos grupos de compra e venda existentes na rede social.
Atuando de forma parecida com uma loja virtual, os vendedores cadastram seus itens para ficarem visíveis na seção específica de classificados do Facebook. Então, os interessados podem pesquisar produtos e entrar em contato com vendedores por meio do Messenger para combinar a compra.
O Marketplace do Facebook atua como um espaço para conectar compradores e vendedores na rede social. Quando uma pessoa busca por um produto, o algoritmo da plataforma usa a localização para selecionar os anúncios de vendedores que estão na mesma cidade ou região.
A comunicação entre os interessados e vendedores ocorre diretamente pelo Facebook Messenger. Após encontrar um item desejado, o comprador pode enviar uma mensagem para o vendedor para iniciar a negociação, tirar dúvidas e combinar detalhes da compra.
Uma diferença entre o Facebook Marketplace e outras plataformas de venda online é a ausência de um sistema integrado para pagamentos e envios. Essas etapas são acordadas diretamente entre o comprador e o vendedor, sem a interferência de equipes da rede social.
Abra o aplicativo do Facebook no seu celular e selecione a aba “Marketplace”:
Importante: caso seja esteja acessando a ferramenta pela primeira vez, é necessário ativar o Marketplace no Facebook. Para isso, basta confirmar as informações e aceitar os termos da plataforma.
Após habilitar o Marketplace do Facebook, você verá automaticamente a guia “Para você”. Neste espaço, você encontra os anúncios feitos por outros usuários da rede social a partir da sua localização e antigas pesquisas.
Toque no ícone de avatar, no canto superior direito da tela, para abrir o menu “Você”. Lá, você poderá ver a lista de itens salvos, caixa de entrada de mensagens e outras informações sobre suas atividades ao acessar o Marketplace do Facebook.
Toque no ícone de lupa, também no canto superior direito, para usar o Marketplace do Facebook para encontrar um item específico. Então, você pode digitar o nome do produto no campo “Pesquisar” ou acessar uma das categorias de itens.
Selecione a guia “Vender”, no canto superior esquerdo do Marketplace do Facebook, para acessar a página com informações de classificados. Você pode criar um anúncio e ver as informações de compras e vendas na plataforma.
Qualquer pessoa maior de 18 anos com um perfil ativo pode anunciar no Facebook Marketplace. Isso significa que tanto usuários comuns, que desejam vender itens pessoais usados, quanto pequenas empresas podem usar a plataforma para realizar vendas.
Entretanto, as páginas de empresas e empreendedores devem ativar a função por meio do formulário “Criar sua loja” disponível no Facebook. Esse processo permite que pequenos negócios estabeleçam sua presença no Marketplace e ofereçam seus produtos a um público mais amplo.
Esses são os recursos do Facebook disponíveis no espaço Marketplace:
Sim, você pode usar o recurso “Enviar oferta” em um anúncio para negociar preços com um vendedor no Marketplace do Facebook. Também é possível entrar em contato direto via Messenger para buscar outras formas de negociação.
Sim, o Marketplace do Facebook pode ser um lugar seguro para comprar e vender itens. No entanto, é crucial estar atento para evitar golpes no Facebook Marketplace e ter uma experiência positiva na plataforma.
Na posição de comprador, desconfie de ofertas muito abaixo do valor e de vendedores que solicitam pagamentos adiantados ou que desejam negociar fora do Messenger. Outro sinal de alerta são os perfis recém-criados ou com pouca atividade na rede social.
Já os vendedores devem verificar a autenticidade do perfil do comprador, observando o tempo de criação e a interação com os outros usuários. Pesquisar dados básicos do comprador na internet também pode ajudar a identificar possíveis fraudes.
O Facebook Marketplace não cobra taxas para usuários que compram ou vendem produtos na plataforma. O uso da ferramenta da rede social para anunciar, negociar e realizar transações de compra e venda é totalmente gratuita, sem custos adicionais para ambas as partes.
Fique atento a qualquer vendedor que solicite pagamentos extras além do preço acordado no anúncio, pois pode ser uma tentativa de golpe. Você pode denunciar a atividade suspeita para o Facebook e contribuir para criar um ambiente seguro para todos no Marketplace.
Há alguns pontos que podem impedir seu acesso ao Marketplace do Facebook. Os mais comuns são:
Não, o Marketplace do Facebook é uma plataforma integrada à rede social e, por isso, não pode ser desativada. Apesar disso, você pode optar por não usar o recurso e desativar as notificações do Facebook sobre a área de classificados.
Receba mais posts do TB
Tá faltando software no mundo?
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site