Rotinas permitem que uma série de ações sejam executadas a partir de um só comando; veja como funciona

Além das Skills, que expandem as funcionalidades da Alexa, outro recurso da assistente virtual são as Rotinas. Com elas, é possível configurar uma série de ações para serem executadas a partir de um único comando personalizado pelo usuário. Veja como funcionam as Rotinas da Alexa.

e

As Rotinas são ações em cascata: uma execução seguida da outra. Elas são acionadas quando o usuário executar um comando específico na assistente ou quando uma ação configurada for realizada.

Por exemplo: “Alexa, bom dia” pode ser apenas uma conversação com a assistente ou pode se tornar um comando para execução de uma Rotina, que fará com que a Alexa te informe sobre o clima, leia as notícias do dia e ligue alguns dispositivos conectados, se você configurar para isso.

Há também o caso de a Rotina ser executada depois de uma ação específica: ao desligar um alarme; ou em uma determinada hora do dia, como te avisar diariamente sobre um remédio; ou até mesmo quando um dispositivo inteligente for acionado, por exemplo, ao entrar em casa a partir de uma fechadura digital.

Infelizmente, ainda não há integração com as Skills, apenas algumas ações pré-definidas pela Amazon. Porém, boa parte dessas funções disponíveis já podem ser úteis para muitas pessoas.

As Rotinas são configuradas pelo aplicativo da Alexa, para Android e iOS (iPhone/iPad).

A partir daí começa a configuração dos comandos e suas respectivas ações. Para fins práticos, o tutorial abaixo será criado para que, ao dizer “Alexa, bom dia”, a assistente informe sobre o tempo, principais notícias e comece a executar uma playlist.

Há uma infinidade de combinações disponíveis para criar com as Rotinas. Algumas delas exigem equipamentos extras como tomadas ou lâmpadas conectadas, mas a maioria dos recursos estão disponíveis no dispositivo Echo.

Se for o caso de ter mais de um dispositivo Echo espalhado pela casa, as Rotinas podem ser solicitadas e executadas por aparelhos diferentes, sem necessariamente ser reproduzido naquele Echo com o qual o usuário falou.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Lucas Lima

Coordenador de conteúdo

Lucas Lima trabalha no Tecnoblog desde 2019 cobrindo software, hardware e serviços. Pós-graduando em Data Science, formou-se em Jornalismo em 2018 e concluiu o técnico em Informática em 2014, mas respira tecnologia desde 2006, quando ganhou o primeiro computador e varava noites abrindo janelas do Windows XP. Teve experiências com comunicação no poder público e no setor de educação musical antes de atuar na estratégia de conteúdo e SEO do TB.