Aprenda como fazer um podcast pelo Discord, utilizando um bot que automatiza e simplifica todo o processo de gravação de áudio

O Discord, aplicativo de conversa para gamers também é ótimo para quem não joga. É possível usá-lo para fazer a gravação de um podcast, com muito mais desenvoltura e com menos complicação que uma série de outras soluções, graças a um bot que automatiza todo o processo de gravação de áudio entre os participantes de um chat.

e

A primeira coisa a fazer é adicionar o bot chamado Craig a seu servidor. Ele é um software de gravação multi-canais, que trouxe o Santo Graal dos podcasters: ele é capaz de gravar toda a conversa de um canal de áudio, em vários formatos de aquivo, em arquivos separados para cada membro presente na conversa.

A diferença para outras soluções do mercado, é que o Discord e o Craig são gratuitos, e não restringem o uso do recurso; logo, você pode colocar quantas pessoas quiser no chat de voz, e gravar o áudio por até seis horas.

Para adicionar o Craig a seu servidor, faça o seguinte:

Feito isso, o Craig será adicionado a seu servidor.

Para gravar uma conversa no chat de voz, faça o seguinte:

E pronto.

Para editores de podcast, o áudio único é importante pois serve como uma linha guia, para saber em que momento cada pessoa está falando; já as trilhas individuais, que serão usadas para a composição do podcast são livres de sobreposições (uma pessoa falando por cima de outra), apresentando uma qualidade sonora superior.

Por fim, o Discord possui filtros que melhoram o áudio geral de uma chamada e os arquivos gerados pelo Craig já estão todos sincronizados, o que facilita muito o trabalho na hora de editar.

Usando o Discord e seguindo estas dicas, o trabalho de captação de áudio para um podcast será simplificado e o editor ganhará tempo para entregar um programa de qualidade excepcional.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.