Windows 10 tem ferramenta nativa para protocolo SSH; saiba habilitar o recurso para cliente ou servidor

SSH é um protocolo utilizado para gerenciar servidores remotamente. No Windows, usuários precisavam instalar um software de terceiros para fazer o acesso a outra máquina. Agora, o OpenSSH, comum em sistemas operacionais baseados em Unix, está disponível nativamente no sistema da Microsoft. Veja como habilitar o SSH no Windows 10.

e

O protocolo de rede SSH permite a comunicação criptografada entre um cliente e um servidor, permitindo o gerenciamento dos dados e informações dessa máquina —  sistemas ou aplicativos, por exemplo —, remotamente e de forma segura.

Os comandos são feitos por meio de texto em um terminal Shell — responsável por interpretar os comandos entre o usuário e o sistema operacional.

Antes do OpenSSH, que é uma das ferramentas mais conhecidas para acessar o protocolo no Unix, usuários do Windows tinham que instalar o PuTTy, um software de código aberto que também faz a ponte entre cliente e servidor a partir de uma interface gráfica, não só comandos de texto. Também é oferecido no Linux.

A ferramenta foi disponibilizada como beta no Windows 10 Fall Creators Update. Já que é um recurso nativo, ficou bem fácil instalá-lo:

Depois de ativar o cliente SSH nativo, faça como você faria em qualquer Linux ou macOS: abra o terminal, digite “ssh usuario@servidor” e tecle Enter.

Com informações: Microsoft.

Receba mais posts do TB

O iPod da Microsoft e outros flops da tecnologia

Compartilhe

Paulo Higa

Ex-editor executivo

Paulo Higa é jornalista com MBA em Gestão pela FGV e uma década de experiência na cobertura de tecnologia. No Tecnoblog, atuou como editor-executivo e head de operações entre 2012 e 2023. Viajou para mais de 10 países para acompanhar eventos da indústria e já publicou 400 reviews de celulares, TVs e computadores. Foi coapresentador do Tecnocast e usa a desculpa de ser maratonista para testar wearables que ainda nem chegaram ao Brasil.