É possível instalar o Windows 11 em computadores sem chip de segurança TPM; confira a seguir dois métodos diferentes para seu PC
Eu tenho um notebook da HP que não é compatível oficialmente com o Windows 11: ele tem um processador Intel Core i5 de 6ª geração que não é exatamente antigo, mas que a Microsoft preferiu deixar no Windows 10 devido à exigência do TPM 2.0. Felizmente, há formas de instalar o novo sistema praticamente em qualquer PC – e no meu computador, ele vem rodando muito bem. Confira a seguir como instalar o Windows 11 em PCs sem TPM 2.0.
Tempo necessário: 20 minutos
A Microsoft dificultou as coisas para quem tem um PC “antigo”, porque o Windows 11 requer o chip de segurança TPM para ser instalado.
O segredo aqui é usar o Rufus, o que vai facilitar imensamente a sua vida! Este programa grátis consegue baixar a imagem ISO mais recente do Windows 11, gravar tudo em um pendrive bootável e mudar configurações para que o sistema possa ser instalado em seu PC incompatível sem TPM.
É assim:
O Rufus é freeware, ou seja, não custa nada – e tem uma versão portátil que não requer instalação, é só começar a usar.
Abra o Rufus, clique na setinha ao lado do botão escrito SELECIONAR, e escolha a opção BAIXAR.
Clique no botão BAIXAR. Aguarde um pouco até surgir a janela “Baixar imagem ISO”.
O Windows 11 estará selecionado como a versão a baixar. Vá clicando em Continuar para aparecerem as opções de lançamento, edição, idioma e arquitetura – você não precisa mudar nada aqui, só seguir com os padrões que o Rufus escolheu.
Então, clique em Baixar. Escolha onde salvar a imagem de disco; por padrão, será na pasta Downloads.
Depois que o download terminar, clique em INICIAR na parte inferior da janela. Caso o botão esteja cinza, insira o pendrive no seu PC!
Vai surgir uma janela chamada “Windows User Experience”. Certifique-se de que esta opção está selecionada: Remove requirement for 4GB+ RAM, Secure Boot and TPM 2.0. (É possível ignorar as outras opções.) Clique em OK.
Na janela que aparece, clique em OK – o pendrive será formatado, apagando todos os arquivos dele – e aguarde enquanto o Windows 11 é transferido.
O Windows 11 requer pelo menos 64 GB de armazenamento para ser instalado. Você pode fazer uma instalação limpa do novo sistema, ou atualizar a partir do Windows 10 mantendo seus arquivos e programas. A atualização é mais prática, só que eu prefiro uma instalação limpa, porque a chance de bugs no futuro é menor.
A decisão é sua! Veja o que fazer em cada caso:
Neste caso, é só pular para o item 3!
Prefere uma instalação limpa, totalmente do zero? Siga para o item 3 – será possível formatar o disco ao instalar o Windows 11.
Se você quer instalar o Windows 11, mas deixar o Windows 10 em outra partição caso algo dê errado, isso também é possível.
Aqui, é necessário reservar espaço para a instalação limpa do Windows 11. Para isso, recomendo usar o MiniTool Partition Wizard. Faça o seguinte:
Durante a instalação, você poderá escolher o espaço livre para instalar o Windows 11.
Antes de instalar o Windows 11, é necessário checar se seu PC permite fazer boot a partir do pendrive USB. Caso contrário, seu computador vai simplesmente ignorar o pendrive.
O processo é simples, e envolve reiniciar o PC para pressionar o botão que dá acesso à BIOS – pode ser Esc, F11, F12, Delete ou outra tecla. Veja aqui como dar boot no computador pelo pendrive.
Faça um backup do seu PC antes de instalar o Windows 11 em seu PC sem TPM, porque os passos a seguir podem causar perda de arquivos.
Se seu PC detectou o pendrive durante o boot, ele vai carregar o instalador do Windows 11 automaticamente. Normalmente, ele exibiria uma mensagem de que seu computador não é compatível – mas, graças ao Rufus, isso não vai acontecer! 🎉
Assim, basta ir seguindo as instruções na tela para fazer a instalação do Windows 11, com atenção redobrada para os pontos a seguir:
Agora você pode experimentar os recursos do Windows 11: barra de tarefas, Menu Iniciar e Explorador de Arquivos com visual repaginado; um novo Media Player; modo escuro no Bloco de Notas; Grupos de Ajuste (Snap Groups) nas janelas; entre vários outros.
Se você quiser testar os recursos mais novos da Microsoft, será necessário entrar no programa Windows Insider para obter as versões Beta e Dev (antigamente chamados de Slow Ring e Fast Ring). No entanto, ao tentar fazer isso, o sistema dirá que seu PC não é compatível.
E agora? Você precisará usar a ferramenta OfflineInsiderEnroll, que permite inserir qualquer computador com Windows 10 ou 11 no programa Insider – mesmo se você não fez login com uma conta Microsoft.
É assim:
Calma que ainda não acabou… A Microsoft fará outra checagem para saber se seu PC é compatível com o Windows 11; por isso, precisamos burlar a checagem de TPM usando uma ferramenta chamada “bypass11”.
Faça o seguinte:
Agora seu PC está liberado para instalar builds do programa Insider: vá em menu Iniciar > Configurações > Windows Update e clique em Verificar atualizações.
O sistema irá procurar a versão beta ou dev mais recente, mas talvez você precise instalar algumas atualizações antes que uma build do programa Insider apareça para você.
Por algum motivo, o pendrive criado via Rufus não conseguiu instalar o Windows 11 em seu PC sem TPM? Ou, quem sabe, você esteja procurando uma forma bem complicada de fazer o que o programa cria de forma simples? 🧐
De um jeito ou de outro, segue abaixo um método alternativo que envolve mexer no Editor de Registro:
Receba mais posts do TB
O meu PC tem o TPM 2.0, mas não instala o Windows 11 por causa do Core i5 de sétima geração. Tem algum macete?
É só seguir as mesmas instruções do post que vai dar certo
Eu tenho um notebook Dell com um I5 de terceira geração se eu não me engano, ele está atualmente com 8gb de memória ram e um SSD de 256gb e um HD de 750gb, também possui uma placa de vídeo dedicada. Para meu uso, ele está funcionando perfeitamente. E mesmo com a idade avançada, roda um GTA V sem travar.
Atualmente estou usando o Windows 10, faz mais ou menos 4 anos que eu não formato ele. Estou pensando em atualizar para o Windows 11 só pra ver como roda.
TPM 2.0 só a partir da 8a. geração da Intel.
Bom saber que tem como driblar o TPM sem fazer “gambiarra” (pelo menos não manualmente). Mas ainda assim receoso de instalar por hora. Esperando pela próxima grande atualização pra ver se vou de vez.
O iPod da Microsoft e outros flops da tecnologia
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site