Hifenizar ou não hifenizar, eis a questão. Como justificar textos no Photoshop, uma das formatações mais utilizadas no design gráfico

O Photoshop é mais conhecido como um editor de imagens, porém, com ele também é possível fazer animações, editar textos para cartazes, panfletos e materiais para web. Algumas ações de alinhamento mais conhecidas do mundo impresso, como justificar um texto no Photoshop, costumam gerar muitas dúvidas na hora de criar um layout.

e

O alinhamento justificado é aquele que cria um bloco visual homogêneo de texto, com as linhas totalmente preenchidas e alinhadas nos dois extremos da página. Além do alinhamento justificado, existem também o centralizado, à esquerda e à direita.

Você pode justificar todo o texto em um parágrafo excluindo a última linha ou justificar o texto em um parágrafo incluindo-a. Isso fará com que o texto não crie grandes espaços entre palavras, ao final de um parágrafo. Experimente os ajustes, clicando nas opções de alinhamento com última linha à esquerda, ao centro, à direita, justificar tudo.

O alinhamento justificado ou blocado uniformiza as linhas e, muitas vezes, requer maiores cuidados durante a diagramação, pois aumenta também o espaço entre as palavras. O uso do hífen em parte ou sua totalidade pode resolver a questão, a fim de separar palavras, quando muito grandes, aprimorando a experiência de leitura.

Confira abaixo a um exemplo de formatação justificada com e  sem hifenização.  Apesar de serem ajustes simples, seja qual opção o agrade, ambos requerem refinamento manual, para um melhor resultado.

Pois é, não existe mágica, é pura técnica.

Com informações: Adobe.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Tatiana Vieira

Ex-redatora

Tatiana Vieira é formada em design gráfico e pós-graduada em artes visuais. Integrou a equipe de redatores do Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo sobre Apple, softwares de edição, redes sociais e fotografia. Também conhecida como Etérea, é professora de yoga, viaja o mundo em busca de mais conhecimento e se autodenomina uma “cientista natural”.