Uma parte importante da formatação; saiba como numerar páginas no Google Docs nas normas ABNT e não perca pontos na nota

Com a jornada acadêmica terminando, chega o momento de entregar o TCC, trabalho acadêmico que não tem somente o conteúdo avaliado, mas também a apresentação que conta muito pontos. Para te ajudar, veja abaixo como numerar páginas no Google Docs nas normas ABNT, tanto de forma automática quanto manual, para não deixar a regra de estruturação ser uma dificuldade a mais na produção do seu trabalho.

e

Tempo necessário: 5 minutos

Uma das formas disponível de paginação no Google Docs é a automática. Para isso, você precisa seguir esses passos:

Na parte superior da tela, clique em “Inserir” e depois em “Número de página”;screenshot inserir numero de pagina google docs

Escolha a primeira opção para inserir em todas as partes superiores ou a segunda se deseja pular a primeira página. Lembrando que de acordo com a ABNT a paginação deve ficar no canto superior direito;screenshot numero de pagina google docs

Em “Opções” abaixo da numeração de página, clique em “Números de páginas”; é aqui que você vai definir em qual número a paginação vai iniciar.screenshot editar numero de pagina

Novamente em “Opções”, clique em “Formato de cabeçalho” para definir as margens e o layout.screenshot editar layout paginacao google docs

Pronto, depois é só clicar fora da tela para ver a paginação pronta. Os números das páginas ou a contagem de páginas serão adicionados automaticamente, mas é sempre bom verificar o resultado para evitar surpresas e erros.

Outra forma de numerar páginas no Google Docs é manualmente, da seguinte maneira:

Prontinho. Essa função serve tanto para textos quanto para paginação.

A norma que define como deve ser feita a paginação de trabalhos acadêmicos é a NBR 14724, que pode ser acessada para complementação, mas vamos tentar resumir para ajudar os estudantes.

Segundo a norma, a paginação deve ser feita em algarismos arábicos no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior e a 2 cm da borda direita. Além disso, ela deve constar a partir da folha de rosto – ou da próxima após a capa –  mas só deve ser exibida nos elementos textuais. Resumindo, na introdução – normalmente, após o sumário.

Os números não devem ser exibidos nas seguintes páginas:

Contudo, as páginas que não exibem número de paginação são contadas no total de páginas do trabalho acadêmico. O esquema pode ser mais ou menos definido assim:

Algumas universidades assimilam toda a norma de forma integral, mas é importante conferir junto ao seu orientador, pois em alguns exemplos pode existir variação.

Sim, mas é mais limitado, sem tantas possibilidades de modificações como pelo computador.

Sim. Da mesma forma que é possível fazer a paginação, no Google Docs você também consegue criar um índice. O processo é bem tranquilo e com possibilidade de formatação.

Tem e é bem tranquilo. Basta clicar na página em questão e depois ir em “Inserir” > “Quebra” > “Quebra de página”.

A quebra de página é utilizada justamente para começar uma página nova no documento que você está editando. Para excluir uma página, basta selecionar todo o conteúdo dela e deletar.

Sim, é possível colocar uma lista em ordem alfabética, mas com a ajuda da extensão chamada “Doc Tools”.

Com essas informações, já é possível numerar páginas no Google Docs nas normas ABNT e garantir uma boa nota em seu trabalho. Boa sorte.

Com informação: GoogleUFVJM.

Receba mais posts do TB

OpenAI e o desafio de US$ 6.6 bilhões

Compartilhe

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Amanda Machado

Ex-analista de mídias sociais

Amanda Machado é jornalista e faz parte da equipe do Tecnoblog desde 2021, atualmente como analista de mídias sociais. Formada pela Universidade Norte do Paraná, iniciou sua carreira na produção de conteúdo online. Trabalhou por três anos como redatora de blogs em diferentes segmentos. Por um ano ficou à frente da newsletter da Nowall School, abordando temas sobre redes sociais, tecnologia e estratégias digitais. Nesse período também assumiu a função de planejar e produzir conteúdos para o Instagram.