Saiba como renomear arquivos em lote, seja com recursos do seu sistema operacional, ou com a ajuda de softwares dedicados

Você possui uma série de arquivos, como fotos de uma viagem e, para organiza-los, precisa renomear todos eles. Ao invés de fazer um trabalho de formiguinha, mudando os nomes dos arquivos um por um, é possível renomear arquivos em lote, mudando o nome de vários deles de uma vez, e criando uma sequência para facilitar o organização.

e

Renomear arquivos em lote no Windows é bastante simples. No geral, independente do sistema operacional, é importante que os arquivos estejam na sequência que você deseja manter, para que quando você renomear os arquivos, eles sejam numerados na ordem desejada.

Uma dica interessante é organizar os arquivos da pasta por data, o que é bastante útil para renomear fotos na ordem em que foram tiradas pela câmera, por exemplo.

E pronto.

Os arquivos renomeados irão compartilhar do mesmo nome, mas serão numerados em sequência, de modo que ficarão mais fáceis de serem organizados.

O método para renomear arquivos em lote no macOS é basicamente o mesmo:

E pronto.

Os arquivos serão renomeados e numerados, obedecendo a ordem em que estavam na pasta.

Se você quiser ter menos trabalho, ou precisa renomear os arquivos com mais informações, pode utilizar programas de terceiros dedicados a renomear arquivos em lote.

Sofwares como o Bulk Rename Utility (acima), ReNamer e Advanced Renamer, entre outros, contam com poderosas funções que são úteis tanto para usuários leigos, quanto para os mais avançados, e valem a conferida.

Todos esses softwares são compatíveis com Windows, e gratuitos.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Ronaldo Gogoni

Ex-autor

Ronaldo Gogoni é formado em Análise de Desenvolvimento de Sistemas e Tecnologia da Informação pela Fatec (Faculdade de Tecnologia de São Paulo). No Tecnoblog, fez parte do TB Responde, explicando conceitos de hardware, facilitando o uso de aplicativos e ensinando truques em jogos eletrônicos. Atento ao mundo científico, escreve artigos focados em ciência e tecnologia para o Meio Bit desde 2013.