Comprar um chip novo com o WhatsApp de outra pessoa é uma situação que pode ocorrer quando a operadora recicla o número de telefone de uma linha
O usuário que comprou um chip que já está cadastrado no WhatsApp pode alterar as informações configuradas no mensageiro para mostrar que a conta mudou de dono. Outra opção é solicitar a troca de número para a operadora e torcer para que não seja um chip reciclado com número ainda ativo no WhatsApp.
Vale frisar que a pessoa a quem o número de telefone pertencia não terá acesso à sua conta do WhatsApp, ou seja, você será o novo dono e a única pessoa a ter acesso à gestão da conta.
É recomendável sair de todos os grupos que a outra pessoa participava e bloquear contatos antigos das conversas ativas. Isso vai evitar que você seja confundido, além de preservar a privacidade de mensagens do ex-titular.
A seguir, veja o que fazer caso tenha comprado um novo chip que veio com WhatsApp de outra pessoa.
Se um novo número já tem uma conta no WhatsApp, significa que o chip telefônico foi reciclado. Isso significa que o número já pertenceu a um dono e já foi usado anteriormente no mensageiro antes da linha ser desativada e repassada a um novo titular.
A situação é bem comum no Brasil, tendo em vista o modus operandi das operadoras telefônicas do país. Contudo, o WhatsApp recomenda fazer algumas ações para evitar confusões e assegurar a privacidade do dono antigo da conta.
Ao configurar um número no WhatsApp que já estava cadastrado no app, é preciso editar o perfil para mostrar que a conta mudou de dono. Para isso, será necessário entrar nas configurações do mensageiro, tocar no nome cadastrado, trocar a foto do perfil do WhatsApp, além de mudar o nome e o recado.
O WhatsApp recomenda sair dos grupos do WhatsApp que o antigo dono participava, já que os grupos são carregados automaticamente. A prática vai garantir a privacidade das conversas do ex-titular da conta e evitar que você seja confundido com outra pessoa.
Outra prática recomendada pelo WhatsApp é bloquear contatos no WhatsApp das conversas ativas, já que você pode ser contatado por conta de cobranças, pedidos ou ameaças referentes ao antigo proprietário do número.
Se o novo número cadastrado no WhatsApp tem PIN do antigo dono, será preciso aguardar até que a conta atinja o prazo de 45 dias de inatividade. Depois desse período, o WhatsApp entende que a conta deixou de ser usada e permite a reutilização do número de telefone.
Isso acontece porque o chip reciclado adquirido já foi usado anteriormente no mensageiro por um dono que ativou a verificação em duas etapas. E como esse PIN de seis dígitos foi criado pelo antigo dono para reforçar a segurança, é preciso esperar pelo prazo de inatividade da conta do WhatsApp para que o PIN seja redefinido.
Um número novo já cadastrado no WhatsApp refere-se a um chip reciclado pela operadora, ou seja, que já foi usado anteriormente, desativado e repassado a um novo dono. A reciclagem de linha é comum no Brasil e acontece devido à baixa disponibilidade de combinações de números telefônicos disponíveis no mercado.
Não. O usuário que adquirir um novo chip de telefone receberá opções de números desocupados, que podem ou não ser de chips reciclados. E como as operadoras costumam reciclar linhas por conta da baixa disponibilidade de números telefônicos no mercado, é possível que a única opção disponível seja a de um chip reciclado.
Não, porém o usuário que adquirir um chip reciclado pode entrar em contato com a operadora e solicitar a troca por um novo número de telefone. A operadora pode enviar algumas opções de número se acatar o pedido, mas é possível que as novas linhas fornecidas também sejam de chips reciclados.
Sim. Antes de configurar uma conta do WhatsApp com o novo número, entre no mensageiro com a conta antiga, toque no ícone de nova conversa e digite o número completo da nova linha na busca. A exibição de um usuário significa que o número já está cadastrado no WhatsApp. Caso contrário, a linha está “livre” para uso.
Receba mais posts do TB
Achei os passos muito complicados para uma solução simples, ao entrar com o número é só ir na opção “excluir conta” que automaticamente vai apagar tudo, desde grupos que a outra pessoa estava, a foto e informações do perfil. Depois só criar um novo WhatsApp com o mesmo número e quando alguém entrar em contato pensando que você é o antigo titular da linha você bloqueia.
Por essas e outras que eu SEMPRE troco o número do WhatsApp quando perco acesso ao número.
O ideal mesmo é quando trocar de número/perder celular/mudar de operadora alterar o número no Whatsapp para que os contatos saibam pra evitar problemas e depois excluir a conta antiga… acho que não seja algo tão complicado de se fazer.
Não entendo essa trocação de números que algumas pessoas fazem, tem gente que nem perco tempo mais salvando o contato pois sei que quando eu precisar falar já vai ter mudado.
Meu numero atual tem 11 anos, logicamente nesse meio tempo já troquei de aparelho várias vezes, sempre foi pré-pago e já fiquei meses sem recarregar.
E só ter um mínimo de organização pra lembrar de gastar que seja 20 reais a cada 3 meses só pra não perder a linha, agora se alguém acha gastar uns 60 reais em UM ANO muito é porque não o numero não tem importancia nenhuma mesmo.
Você perde seu número com frequência?
Por que isso acontece?
Tá faltando software no mundo?
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site