Você está pensando em começar algo novo ou busca desenvolver uma nova habilidade para ter uma renda extra, então, que tal aprender crochê passo a passo? Hoje, o Manual da Web te dará dicas sobre como aprender crochê passo a passo, técnicas, aplicativos e recursos que podem te ajudar nesse processo!
Com esses aplicativos e ferramentas, você terá um guia completo e acessível, por meio de vídeos explicativos, padrões e instruções detalhadas. Sem dúvidas, ele será seu companheiro indispensável na hora de elaborar lindas peças de crochê.
Com certeza, essa é a pergunta que deve estar passando pela sua cabeça neste momento.
Mas, calma, pois temos a solução: o aplicativo Passo a Passo de Crochê, disponível para celulares Android, será seu grande aliado para iniciar os aprendizados.
Se você deseja aprender crochê passo a passo, saiba que esse aplicativo pode te ajudar, com tutoriais online, que ensinam desde pontos básicos, até os mais avançados.
Ele te oferece um caminho seguro e viável, para que você comece com projetos simples e vá aprimorando com o tempo, chegando a criar roupas, chapéus, bolsas, cachecóis e itens para casa, muito legal, né?
E ainda tem mais, você sabia que os benefícios do crochê vão além da criação de peças? Ele auxilia na redução do estresse, ansiedade, depressão e do surgimento precoce do Alzheimer.
Ainda proporciona momentos de relaxamento e criatividade, permitindo a confecção de presentes personalizados para amigos e familiares.
Se você se interessou, baixe agora mesmo o aplicativo Passo a Passo de Crochê e entre para o universo das linhas, tecidos e pontos!
Se você é um iniciante, nunca deve ter ouvido falar nesses nomes, mas não precisa entrar em pânico, “tá”?
Depois de um tempo e de prática, você verá que são mais fáceis do que você imagina!
A escolha dos pontos é o primeiro passo para começar um crochê. Cada um é representado por uma sigla específica, e quando você domina vários deles, as possibilidades de objetos a serem criados também aumentam consideravelmente.
Veja a seguir quais são os pontos mais tradicionais do crochê:
O ponto corrente, conhecido como “correntinha”, é o responsável por servir como base para o restante do trabalho e, muitas vezes, é o primeiro ponto aprendido.
Nos gráficos, ele é simbolizado pelas siglas “Corr”, “pc” ou “0”.
Outro ponto muito comum, é o ponto baixo. Bastante utilizado em projetos simples, como tapetes.
Ele garante uma trama firme e compacta e no gráfico é encontrado por “x” ou “+”.
No gráfico, ele é indicado por um único ponto e, pelos especialistas, é considerado complexo, mas extremamente elegante.
O ponto baixíssimo é perfeito para acabamentos, bordas e união de carreiras.
Apresentado pela sigla “pa”, é classificado de nível intermediário, composto por trama mais aberta e ideal para peças mais estruturadas, como blusas, mantas e caminhos de mesa.
Essa é uma dúvida cruel na hora de começar os trabalhos, devido à variedade de opções disponíveis, não é mesmo?
Olha só a diversidade de linhas que podemos encontrar:
E ainda têm muito mais. Por isso, é imprescindível conhecer suas características e propriedades para fazer uma boa compra.
Existem fios finos, grossos, médios, com diferentes texturas, fiapos, pompons, encerados e com brilho.
Cada um desses aspectos influencia no resultado do trabalho, adicionando especificidades que transformam a peça.
Outra questão a se pensar, é sobre as marcas e podemos te garantir que, a experiência é a aliada mais eficaz neste processo, pois somente testando várias marcas, será possível desvendar a que melhor se adapta em cada projeto.
Entretanto, o tipo de item a ser produzido é o que mais influência na escolha da linha, por exemplo:
São, frequentemente, usadas na confecção de bolsas de mão, cestos, boinas e mochilas, devido à sua resistência e durabilidade.
As linhas de algodão são as mais utilizadas pelos crocheteiros, ideais para a criação de amigurumis, casaquinhos e cestos.
Conhecida pela textura macia e maleável, ela propicia um acabamento mais delicado e confortável às peças.
Os barbantes, por sua vez, são mais grossos e, por esse motivo, são ótimos em produções mais robustas, como tapetes, bolsas e roupas rústicas.
Sua resistência e firmeza garantem a durabilidade desses itens.
Sem dúvidas, elas acrescentam um toque especial e fofo aos artigos, proporcionando a realização de peças fofas e cheias de personalidade, como sapatinhos de bebê ou tapetinhos peludos.
Lembre-se, não há uma regra fixa em relação ao uso de apenas um tipo de linha em um projeto.
É válido e normal combinar diferentes tipos de linhas para criar efeitos mais interessantes.
Antes de adentrarmos nos pontos do crochê, vamos descobrir quais são os materiais necessários para iniciar essa arte.
Então, pegue uma caneta e uma folha e anote tudo o que você vai precisar:
Anotou? Agora, certifique-se de registrar as próximas recomendações!
Depois deste manual, temos certeza que você já tirou grandes aprendizados sobre a arte do crochê.
Então, se você gostou de ver um pouquinho sobre esse tema, por que não começar a aprender crochê passo a passo hoje mesmo e virar um expert no assunto?
Temos certeza que você desenvolverá lindas peças! 🤩🧶🪡
Veja também
você não vai sair de nosso site