Chip A18 do iPhone 16e tem um núcleo de GPU a menos, mas é pouco provável que haja grande diferença de desempenho em relação ao iPhone 16.

Provavelmente, muita gente ficou satisfeita ao descobrir que o iPhone 16e tem o mesmo chip A18 que equipa o iPhone 16. Mas a verdade é que o chip que aparece no novo celular conta com uma GPU um pouco mais simples e, portanto, menos potente em relação à unidade que comanda o iPhone 16.

e

Tanto no iPhone 16e quanto no iPhone 16 (e no iPhone 16 Plus), o A18 trabalha com seis núcleos de CPU, dos quais dois são focados em alto desempenho, enquanto os quatro restantes são direcionados à eficiência energética. O Neural Engine (a NPU da Apple) também é o mesmo em todos esses aparelhos.

Mas há uma pequena diferença entre eles na parte gráfica. O A18 do iPhone 16 trabalha com cinco núcleos de GPU. Já o A18 do iPhone 16e trabalha com quatro núcleos do mesmo tipo.

Só testes independentes podem confirmar, mas, no dia a dia, é pouco provável que essa diferença na quantidade de núcleos de GPU prejudique o desempenho do iPhone 16e em tarefas como reprodução de vídeos ou execução de jogos.

Talvez o usuário note alguma diferença se submeter o iPhone 16e a testes de benchmark ou comparar o desempenho do modelo em jogos exigentes com a execução dos mesmos títulos no iPhone 16. Mas, na “vida real”, a diferença deve ser pouco ou nada perceptível.

A Apple não deu essa informação, mas o GSMArena aponta que, provavelmente, o A18 que equipa o iPhone 16e é um chip “binned”, ou seja, que não teve todos os núcleos de GPU aprovados pelo controle de qualidade durante o processo de fabricação.

Então, em vez de o chip ser descartado, o núcleo problemático é desativado. O chip pode então ser reaproveitado em outros dispositivos (normalmente, mais baratos).

Não há confirmação de que essa prática tenha sido seguida no iPhone 16e, afinal, a Apple não se pronunciou a respeito. De todo modo, não é a primeira vez que a companhia implementa um chip ligeiramente mais fraco em seus produtos. O iPad Mini (2024) tem um chip A17 Pro com um núcleo de GPU a menos em relação ao A17 Pro do iPhone 15 Pro.

Vale lembrar que o iPhone 16e tem outra diferença importante em relação ao iPhone 16: o modelo conta com o modem C1, o primeiro desenvolvido pela própria Apple.

O novo smartphone está confirmado no Brasil por preços a partir de R$ 5.799.

Receba mais posts do TB

A Apple fazendo seu consumidor de trouxa: GOSTAMOS!

Somos uma empresa que move o presente sempre olhando para o futuro, buscando sempre sermos uma empresa carbono neutro, defensora do planeta e de tudo em sua volta.

Revolucionamos a maneira de produzir um chip.

Lhes apresentamos o: A18e

:rofl:

Ao inves de jogar fora e encarrecer o custo, faz uma versao “reciclada” e ponhe no mercado, boa ideia. provavel que fique abaixo dos 4k ( em marketplace ) ,quando lançarem o iphone 17

Em outras palavras, estão aproveitando os chips A18 que não vieram com a GPU totalmente funcional no iPhone 16e, similar à linha F nas CPUs da Intel e da AMD…

o 16e usa o A18 (4 GPU) com 1 GPU a menos que o usado no 16/plus (5 GPU), que também tem um “degrau” abaixo do A18 Pro (6 GPU) usado nos Pro/Pro Max.

Qualcomm é você?

O iPhone 16 e a correção de curso da Apple

Compartilhe

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.