Memória cheia, dados temporários corrompidos e problemas de login na Conta Google podem impedir a atualização do WhatsApp

Há algumas maneiras de fazer o WhatsApp atualizar quando não isso não ocorre de forma automática. Por exemplo, veja se o telefone tem espaço no armazenamento para receber os novos arquivos do aplicativo de mensagem da Meta.

e

Limpar o cache do WhatsApp, da Google Play Store e apagar possíveis dados temporários corrompidos é outra forma de “forçar” a atualização do app. Além disso, dá para instalar o mensageiro novamente através da loja de aplicativos para obter a versão mais recente.

A seguir, conheça 5 maneiras de atualizar o seu WhatsApp!

O WhatsApp não poderá ser atualizado se o armazenamento do seu celular estiver cheio. Quando isso ocorre, você verá o aviso “Não há espaço suficiente disponível no aparelho”.

Sempre veja o menu de memória do smartphone e, se possível, exclua ou mova fotos, vídeos e aplicativos que não são mais usados para a nuvem. Assim, você consegue liberar espaço de armazenamento para os arquivos de atualização do WhatsApp.

A memória cache do celular pode guardar dados temporários corrompidos que causam erros no processo de atualização do WhatsApp. Por isso, é recomendado limpar o cache do aplicativo no Android ou iOS antes de fazer o upgrade.

Você também deve apagar o cache da Google Play Store para excluir outros possíveis arquivos temporários corrompidos. Esses dados podem atrapalhar as atualizações e os downloads do WhatsApp e de outros aplicativos da loja.

Em algumas ocasiões, um erro no login da Conta Google pode bloquear o download de uma atualização do WhatsApp. O próprio suporte do aplicativo orienta que a pessoa remova a conta do dispositivo e reinicie o aparelho.

Depois, é necessário vincular sua Conta Google ao celular novamente e limpar os dados da Google Play Store. Com isso, o usuário pode tentar baixar a atualização do mensageiro na loja de aplicativos.

Reinstalar o WhatsApp é outra maneira eficaz de garantir a atualização do aplicativo no seu celular. Faça um backup das suas conversas, desinstale o app e baixe novamente o mensageiro da Meta usando a Google Play Store.

Quando você instalar o aplicativo do WhatsApp novamente através da Google Play Store, o seu telefone receberá a versão mais recente do aplicativo. Dessa maneira, os arquivos devem incluir correções e outros conteúdos da recente atualização.

É possível baixar o WhatsApp sem usar a Play Store através do site oficial da Meta. Esse é o único canal confiável em que você pode fazer download do APK mais recente do app de mensagens.

Para realizar o processo, você precisa permitir a instalação de apps de fontes desconhecidas no seu celular Android. Em seguida, use o navegador autorizado para acessar o site do WhatsApp e baixar o instalador do aplicativo.

Há alguns motivos que podem impedir a atualização automática do WhatsApp:

Sim, dá para ativar a atualização automática dos apps no celular Android e no iPhone. Esse recurso de gerenciamento de aplicativos está disponível nas configurações das lojas Google Play Store e da App Store.

Sim, você consegue atualizar o WhatsApp manualmente ao acessar a Google Play Store em celulares Android ou a App Store no iPhone. Depois, acesse a página do aplicativo para verificar se há novas atualizações e, então, clique no botão “Atualizar”.

Receba mais posts do TB

Tá faltando software no mundo?

Compartilhe

Lupa Charleaux

Repórter

Nerd por natureza, Lupa Charleaux é formado em Jornalismo Multimídia pela São Judas Unimonte (2012). Iniciou a carreira como repórter de entretenimento em 2013, mas migrou para a editoria de tecnologia em 2019. Construiu experiência na área ao produzir notícias diárias sobre eletrônicos (celulares, vestíveis), inovação, mercado e conteúdos especiais sobre os temas. É repórter do Tecnoblog desde outubro de 2023. Anteriormente, atuou como redator de tecnologia e entretenimento no TecMundo (2019-2021/2022-2023) e redator de produtos no Canaltech (2021-2022).

Victor Toledo

Analista de conteúdo

Victor Toledo é jornalista formado pela Unesp, pós-graduando em Business Intelligence e com ensino técnico em informática. Antes de entrar para o time do Tecnoblog, em 2021, escreveu sobre informática, eletrônicos e videogames no TechTudo (Editora Globo) e no Zoom. Atua na estratégia de conteúdo e SEO do Tecnoblog. É apaixonado por esportes e passa boa parte do tempo livre praticando futevôlei e assistindo todo e qualquer tipo de esporte na TV.