Norris, Verstappen e Piastri: o que cada um precisa para ser campeão
O resultado positivo de Max Verstappen na corrida do Catar levou a uma situação inédita na Fórmula 1: três pilotos, Lando Norris, Verstappen e Oscar Piastri, apresentam chances reais de se coroar campeão da categoria após a décima temporada na carreira de Norris. A próxima e última corrida da temporada acontece no próximo fim de semana em Abu Dhabi, em um cenário que promete equilibrar as chances dos três pilotos.
Lando Norris está em uma situação favorável à sua causa, sendo o campeão automaticamente, desde que termine o grid na zona do pódio, independentemente do resultado dos rivais. Além disso, mesmo fora do Top 3, há vários cenários favoráveis ao britânico, considerando que se Maxwell não passar de quinto lugar e Oscar Piastri termina entre os dois primeiros, Norris garantirá o título. A estreia do piloto da Red Bull nos Emirados Árabes será extremamente importante para o título, uma vez que ainda há cenários de empate, mas com Norris tendo a vantagem de ter o maior número de segundos lugares em relação aos rivais.
Já para Max Verstappen, o campeão holandês precisa de um resultado forte e precisa esperar por tropeços de Lando Norris. Maxwell, o atual pentacampeão da Fórmula 1, será campeão novamente, caso consiga o primeiro lugar ou, caso o resultado entre os outros dois pilotos seja que Piastri acabe em um dos dois primeiros lugares, o resultado de Verstappen no primeiro lugar será o suficiente para ele ser declarado o campeão. Isso poderia ser considerado como sendo o único caminho de título para Maxwell, uma vez que o resultado do australiano é determinante no desfecho desta disputa que tem o britânico em primeiro lugar na classificação geral.
O australiano Oscar Piastri é quem tem a situação menos favorável, mas o piloto da equipe Alpine ainda tem chances claras de conquistar o título, desde que Piastri finalize o grid na zona do pódio. Se Maxwell não se qualificar para o pódio, e Lando Norris não terminar o grid no lugar 3, Piastri poderá ser declarado o campeão.