SSDs Samsung 9100 Pro têm até 8 TB de capacidade de armazenamento e taxa de leitura sequencial que chega a 14.800 MB/s.

Você prefere um SSD mais rápido na leitura ou gravação de dados, ou que tem alta capacidade de armazenamento? Com os SSDs 9100 Pro, a Samsung tenta combinar essas duas características. A linha armazena até 8 TB e lê dados sequenciais à taxa de até 14.800 MB/s (megabytes por segundo).

e

Já a taxa de gravação de dados chega a 13.400 MB/s. Essa e a taxa máxima de leitura de dados tornam a linha 9100 Pro uma das rápidas em transferência e gravação de dados do mercado, considerando o segmento de SSDs para uso em PCs.

É verdade que as versões mais baratas da linha 9100 Pro, com capacidades de 1 TB e 2 TB, têm taxas máximas de leitura e gravação menores. Mas só um pouco: até 14.700 MB/s na leitura e até 13.300 MB/s na gravação.

Um dos aspectos técnicos que contribuem para taxas tão elevadas é a adoção da tecnologia PCI Express 5.0 (x4). Já as capacidades de armazenamento de dados são favorecidas pelo uso de chips V-NAND TLC de oitava geração, da própria Samsung.

A companhia também destaca a eficiência energética da nova linha. Graças, em parte, ao uso de um novo controlador avançado de 5 nm, esse parâmetro é até 49% melhor na linha 9100 Pro em relação à geração anterior.

A linha Samsung 9100 Pro conta com quatro versões. As principais especificações de cada uma são descritas na seguinte tabela:

Todas essas versões seguem o formato M.2 (2280), suportam PCIe 5.0 (como já informado), são baseadas no padrão NVMe 2.0 e têm cinco anos de garantia.

Considerando os Estados Unidos, os SSDs 9100 Pro começarão a ser vendidos em março de 2025, com exceção do modelo de 8 TB, que chega no segundo semestre do ano. Os preços sugeridos são estes:

Todos os modelos contarão com uma variação que custará US$ 20 a mais que inclui um dissipador de calor à unidade.

Por ora, não há informação sobre lançamento no Brasil.

Receba mais posts do TB

O pontapé inicial da tecnologia em 2025

Compartilhe

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Foi reconhecido nas edições 2023 e 2024 do Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Controle sua privacidade.

Nosso site usa cookies para melhorar a navegação, você aceita automaticamente que usamos cookies. Política de privacidade, Termos de uso

Eu entendo