Estabilização eletrônica de imagem (EIS) é mais conhecida como estabilização digital e pode reduzir os chacoalhões nos vídeos; saiba como ela funciona
Estabilização eletrônica de imagem (EIS) é uma tecnologia que previne borrões causados por movimentos durante o registro de fotos e, principalmente, vídeos. Também chamado de estabilização digital, o recurso funciona em conjunto com o processador de imagem de câmeras e celulares.
Para uma foto ou vídeo ser registrada, o sensor de imagem recebe a luz capturada pela lente da câmera. Em seguida, essa informação é enviada ao processador de sinal de imagem (ISP). A estabilização digital começa quando o ISP analisa esses dados para identificar alterações na imagem causadas por movimentos.
A análise dos dados é feita em tempo real por meio de algoritmos que detectam pixels que correspondem a trepidações ou movimentos involuntários. Dados de giroscópios e acelerômetros também podem ser usados para esse fim.
Na etapa seguinte, a estabilização eletrônica de imagem é efetivamente aplicada por meio de compensações sobre o movimento indesejado. Há dois métodos principais para isso:
A estabilização digital pode ser usada em situações nas quais movimentos indesejados prejudicam a qualidade da imagem, principalmente durante a gravação de um vídeo. É o caso de:
A estabilização eletrônica é mais barata que a estabilização óptica por não exigir componentes mecânicos, mas é mais suscetível a efeitos indesejados.
Um dos possíveis problemas é a resolução menor causada pela ampliação da imagem ou o aproveitamento das bordas do sensor. Outro é o surgimento de distorções nos cantos causados pela tentativa do ISP de preservar as zonas centrais da imagem.
Algumas imagens geradas com EIS também podem apresentam um “efeito gelatina”, distorção que faz objetos terem visual arredondado ou torcido por causa de mudanças de perspectiva.
Ajustar parâmetros como ISO e velocidade do obturador pode amenizar esses problemas.
Tecnologias de estabilização eletrônica de imagem podem assumir diferentes nomes comerciais, dependendo da fabricante. Algumas das marcas mais comuns são:
Em linhas gerais, a estabilização óptica é melhor, pois compensa movimentos indesejados mudando a posição dos elementos da lente. Como esse ajuste é feito mecanicamente, há menos risco de distorções ou surgimento de artefatos na imagem. Saiba mais em nosso comparativo entre estabilização óptica e digital.
A estabilização digital aplica zoom sobre uma imagem ou descarta as bordas do conteúdo capturado pelo sensor. Essa abordagem abre margens para compensação de movimentos indesejáveis durante o processamento de imagem. Contudo, pode ocorrer uma extrapolação de pixels nesse processo que causa distorções.
A Estabilização Aprimorada é um recurso que aumenta o zoom para evitar efeitos de tremor durante gravações de vídeo. Trata-se de um sistema de EIS, mas otimizado para permitir filmagens sem movimentos indesejados enquanto o usuário mantém o iPhone em mãos.
Receba mais posts do TB
Tecnologias que ainda vivem, sei lá como
Compartilhe
© Mobilon Mídia 2005 – 2025.
{{ excerpt | truncatewords: 35 }}
Veja também
você não vai sair de nosso site